Licitação do Gesac prevê pontos com atendimento terrestre

0

Desde que assumiu a pasta das Comunicações, o ministro Hélio Costa reclama do desperdício de recursos públicos no Gesac, o programa de atendimento ao serviço de Governo eletrônico.

A queixa central do ministro era em relação aos custos de ativação de pontos de presença por satélite em áreas onde seria possível realizar o atendimento por rede terrestre.

Com o intuito de resolver este problema, o Minicom lança esta semana o pré-edital de licitação para o oferecimento de 7.100 pontos de presença, representando um acréscimo de mais de 50% sobre os atuais 3.258 pontos ativos.

A nova distribuição do Gesac deverá considerar a possibilidade de utilização de redes terrestres em banda larga. Para isso serão licitados dois lotes com atendimento por satélite (4.350 pontos) e terrestre (2.750). O ministério não descarta a possibilidade de alterar esta divisão em função do preço por ponto oferecido pelos proponentes.

Durante o pregão, caso uma empresa com tecnologia satelital ofereça um preço inferior à empresa que usa ADSL, por exemplo, ganha a empresa do satélite, mesmo que o ponto estivesse originalmente previsto para ser atendido por via terrestre.

Atualmente o Ministério das Comunicações gasta R$ 3,2 milhões por mês para atender aos 3,2 mil pontos. Com as mudanças, no máximo o custo subirá para R$ 4,8 milhões/mês (50% acima), mas serão atendidos mais que o dobro dos pontos.

Qualquer empresa que tenha licença de SCM poderá participar do certame. O edital admite a sub-contratação para até 20% do contrato original, ou seja, se uma empresa não dispõe da rede necessária para fazer parte do atendimento, esta rede poderá ser contratada de terceiros.

Distribuição dos pontos

O contrato atual do Gesac atende 2.570 municípios. O novo contrato deverá atender mais 3.400 municípios que hoje não têm ponto de presença do serviço. Além disso, 300 pontos serão designados para o Programa Universidade Aberta do Brasil, e 100 pontos para o Casa Brasil.

Há ainda uma demanda do Ministério da Cultura por 350 pontos para o projeto Pontos de Cultura, e 550 pontos para o Comitê Técnico de Inclusão Digital. Com estas novas demandas, ainda não totalmente articuladas, o Gesac poderá, ainda nestes novos contratos, atingir um total de 8 mil pontos.

De acordo com os estudos sobre o tráfego atual de cada ponto, o novo contrato será feito em quatro velocidades de acesso determinadas justamente pela demanda de cada um dos pontos. A critério do Minicom, estas velocidades poderão ser alteradas no decorrer do contrato: 256 kbps para 4.439 pontos (62,5%); 512 kbps para 2.072 pontos (29.2%); 1 Mbps para 215 pontos (3%); e 2 Mbps para 377 pontos (5,3%).

Cronograma

Nesta terça, 31, a proposta de edital está sendo apresentada à Controladoria Geral da União ? CGU e ao Tribunal de Contas da União ? TCU. Na sexta , 3, o edital será colocado em audiência pública, inclusive para a pesquisa de preços de referência (que servirão de base para o pregão).

O edital propriamente dito deve ser publicado no dia 21 de dezembro, sendo que o pregão está previsto para o dia 23 de janeiro de 2007. Em meados de março deverá ser feita a adjudicação e a contratação. E finalmente, em 16 de julho, quando termina o contrato da Vicom, as empresas vencedoras deverão ativar os primeiros 1.250 pontos.

Caso a Vicom não participe do certame ou não vença um dos lotes, o Minicom prevê a prorrogação do contrato com a Vicom pelo tempo necessário para que a nova operadora mantenha ativados os atuais pontos em operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.