TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

As previsões do Big Data para o Brasil em 2019

Postado em: 03/12/2018, às 18:47 por Rafael Albuquerque

Novidade há alguns anos, necessidade estratégia para a sobrevivência das empresas atualmente. As soluções e aplicações de Big Data rapidamente ganharam espaço no dia a dia do ambiente corporativo por oferecerem análises e insights que facilitam a tomada de decisão dos executivos e garantem o sucesso dentro do mercado de atuação. Há um consenso de que o setor amadureceu nos últimos tempos e consegue agregar vantagens reais para uma organização. No Brasil, por exemplo, os serviços relacionados a esta tecnologia devem crescer 18% em relação à 2017, conseguindo um faturamento de US$ 3,2 bilhões no país em 2018. A expectativa continua a melhor possível para o próximo ano. Confira algumas previsões para a área:

Aplicações e análise inteligentes

O mercado de Big Data atingiu a maturidade no país. Agora, com o avanço e consolidação das aplicações do setor, sua utilização pode ser amplificada a diversos campos e negócios, criando a possibilidade de realizar análises preditivas para identificar a probabilidade de resultados futuros a partir de dados históricos. Essa prática facilita a análise, a construção de cenários e a tomada de decisão por parte das empresas.

Domínio da Internet das Coisas (IoT)

É mais um exemplo de tecnologia que estará consolidada no mercado nacional no próximo ano. Previsão da Gartner indica que a Internet das Coisas estará em 95% dos produtos eletrônicos até 2020. Essa nova realidade é possível graças à diminuição dos custos de dispositivos, o uso combinado com gerenciamento de smartphones e o controle em nuvem que estimulão a utilização de IoT nas empresas e o interesse deve crescer exponencialmente nos próximos meses.

Versatilidade dos profissionais de TI

Esqueça o profissional de tecnologia que é responsável pela manutenção do hardware e só é acionado quando há algum problema. Com o crescimento das utilizações de Big Data, as responsabilidades das equipes de TI devem passar por mudanças. No próximo ano, esses colaboradores irão assumir diferentes papéis dentro das corporações, estando mais relacionados à área de negócios e à tomada de decisões do que unicamente na equipe de tecnologia

Segurança

Essa é uma preocupação recorrente nos últimos anos, mas vai se intensificar ainda mais em 2019 com o período de adaptação das empresas à LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados). Com o rápido crescimento do uso da Internet das Coisas (IoT), é previsto a consequente migração de investimento das corporações para ações voltadas à segurança dos dados, evitando o comprometimento de processos e informações sigilosas.

Rafael Albuquerque, CEO da Unitfour.

RSS
Facebook
Google+
http://tiinside.com.br/tiinside/services/03/12/2018/as-previsoes-do-big-data-para-o-brasil-em-2019/
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial