Com atuação no mercado livre e regulado de energia, a consultoria Replace, especializada na orientação e monitoramento de contratos de grandes consumidores de energia, adotou a plataforma WBC Energy da Paradigma Business Solutions para ganhar mais produtividade, eficiência e credibilidade. Há quase três anos utilizando essa solução, a empresa conseguiu aumentar o número de clientes em 30%, com o apoio da plataforma, neste período, sem necessidade de aumentar seu quadro de colaboradores.
A empresa atua como agente neutro nas operações de compra e venda de energia de seus clientes, prestando consultoria na decisão do tipo de energia adequada; análise e apoio volume a ser comprado; alocação do produto nas unidades e em todo o relacionamento com os diversos atores envolvidos no consumo, distribuição, geração e comercialização de energia.
Todos esses processos geram uma quantidade grande de documentos que demandou a adoção da ferramenta da Paradigma a fim de auxiliar na administração dos contratos de energia e na gestão de seus negócios com base nas flexibilidades, sazonalidades, modulação, ajustes de balanço, contabilizações e simulações do comportamento de cada cliente. Além disso, a solução está integrada à ferramenta CliqCCEE (plataforma de integração da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, utilizada para promover a contabilização e liquidação do mercado) e realiza toda a gestão do portfólio de contratos de energia para geração, comercialização e distribuição.
Resultados
As mudanças foram importantes para a melhora da eficiência no contato com os clientes. A quantidade de planilhas que eram utilizadas antes diminuiu e melhorou a padronização das informações. Assim, tanto a empresa quanto os consumidores conseguem verificar a atualização dos dados em tempo real e produzir uma base de dados mais confiável. Carlos Alberto Schoeps, diretor da Replace, afirma que com a implementação dessa solução obteve uma redução no nível de erro na troca de informações.
A qualidade na organização dos dados se tornou perceptível aos clientes nesses últimos anos, "muitos ficaram surpresos e aprovaram a nova forma de gestão dos contratos de energia e os recursos disponíveis da ferramenta", afirma o diretor.
Por ser uma ferramenta de fácil utilização e que agiliza o desempenho de seus funcionários, ele não sentiu a necessidade de aumentar o seu quadro de colaboradores e nem de contratar uma equipe de TI para realizar treinamentos. Manteve o número e aumentou a produtividade de todos, já que não há mais a necessidade de gastar tempo no levantamento de informações. "As atividades mais estratégicas ganharam o espaço que antes era gasto com atualização e conferência das tabelas, e com isso ganhamos mais rendimento em nossas ações", afirma o executivo.
Em sua 8ª versão, a plataforma WBC ETRM conta com as percepções dos profissionais que a utilizam para buscar melhorias, "os inputs dos clientes são importantes para sabermos o caminho que estamos seguindo e como podemos buscar aperfeiçoamentos nessa nova forma de trabalhar que desenvolvemos", conta Marcelo Villa Nova, diretor da Unidade de Negócios para Energia & Utilities da Paradigma Business Solutions.