Replace cresce o mercado de energia com plataforma B2B

0

Com atuação no mercado livre e regulado de energia, a consultoria Replace, especializada na orientação e monitoramento de contratos de grandes consumidores de energia, adotou a plataforma WBC Energy da Paradigma Business Solutions para ganhar mais produtividade, eficiência e credibilidade. Há quase três anos utilizando essa solução, a empresa conseguiu aumentar o número de clientes em 30%, com o apoio da plataforma, neste período, sem necessidade de aumentar seu quadro de colaboradores.

A empresa atua como agente neutro nas operações de compra e venda de energia de seus clientes, prestando consultoria na decisão do tipo de energia adequada; análise e apoio volume a ser comprado; alocação do produto nas unidades e em todo o relacionamento com os diversos atores envolvidos no consumo, distribuição, geração e comercialização de energia.

Todos esses processos geram uma quantidade grande de documentos que demandou a adoção da ferramenta da Paradigma a fim de auxiliar na administração dos contratos de energia e na gestão de seus negócios com base nas flexibilidades, sazonalidades, modulação, ajustes de balanço, contabilizações e simulações do comportamento de cada cliente. Além disso, a solução está integrada à ferramenta CliqCCEE (plataforma de integração da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, utilizada para promover a contabilização e liquidação do mercado) e realiza toda a gestão do portfólio de contratos de energia para geração, comercialização e distribuição.

Resultados

As mudanças foram importantes para a melhora da eficiência no contato com os clientes. A quantidade de planilhas que eram utilizadas antes diminuiu e melhorou a padronização das informações. Assim, tanto a empresa quanto os consumidores conseguem verificar a atualização dos dados em tempo real e produzir uma base de dados mais confiável. Carlos Alberto Schoeps, diretor da Replace, afirma que com a implementação dessa solução obteve uma redução no nível de erro na troca de informações.

A qualidade na organização dos dados se tornou perceptível aos clientes nesses últimos anos, "muitos ficaram surpresos e aprovaram a nova forma de gestão dos contratos de energia e os recursos disponíveis da ferramenta", afirma o diretor.

Por ser uma ferramenta de fácil utilização e que agiliza o desempenho de seus funcionários, ele não sentiu a necessidade de aumentar o seu quadro de colaboradores e nem de contratar uma equipe de TI para realizar treinamentos. Manteve o número e aumentou a produtividade de todos, já que não há mais a necessidade de gastar tempo no levantamento de informações. "As atividades mais estratégicas ganharam o espaço que antes era gasto com atualização e conferência das tabelas, e com isso ganhamos mais rendimento em nossas ações", afirma o executivo.

Em sua 8ª versão, a plataforma WBC ETRM conta com as percepções dos profissionais que a utilizam para buscar melhorias, "os inputs dos clientes são importantes para sabermos o caminho que estamos seguindo e como podemos buscar aperfeiçoamentos nessa nova forma de trabalhar que desenvolvemos", conta Marcelo Villa Nova, diretor da Unidade de Negócios para Energia & Utilities da Paradigma Business Solutions.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.