TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

PFU Limited e The Watercolour World firmam parceria para documentar pinturas na era digital

Postado em: 14/03/2019, às 19:06 por Redação

A Fujitsu anuncia parceria entre a PFU EMEIA, subsidiária da PFU Limited com sede no Reino Unido, e a Watercolour World, instituição focada na criação de um banco de dados online e gratuito em todo o mundo com coleções públicas e privadas de aquarelas pintadas antes de 1900.

A parceria tem o objetivo digitalizar e preservar aquarelas públicas e privadas. Ao criar um panorama visual do mundo antes da fotografia e tornando-o disponível, por meio de uma coleção em um site, as empresas tornam as aquarelas acessíveis para todos – já que a durabilidade dessas pinturas está comprometida pela fragilidade.

No projeto, a digitalização será feita com o auxílio do scanner Fujitsu ScanSnap SV600 de forma que a documentação das artes fica disponível em uma única biblioteca geograficamente indexada e de fácil acesso para todos os visitantes do portal. Até o momento, já estão disponíveis por volta de 80 mil aquarelas.

Projetado para a captura rápida e fácil de imagens e entrega em alta qualidade, o ScanSnap SV600 é um scanner suspenso que pode digitalizar imagens através do vidro, o que significa que as pinturas não precisam ser removidas de suas molduras, evitando o risco de danos. O ScanSnap SV600 possui, ainda, uma faixa de luz forte capaz de capturar todos os detalhes da imagem, sem prejudicar a aquarela. Outro diferencial do equipamento é a portabilidade; as equipes de digitalização podem levar o dispositivo até as coleções, galerias e residências para capturar as imagens.

De acordo com Yasunori Miyauchi, Vice-Presidente Corporativo da PFU Limited e Presidente da Unidade de Negócios de Documentação e Imagem, a parceria oferece uma nova oportunidade para quem quer conhecer e saber mais sobre essas obras de artes. "Digitalizar peças históricas e permitir que todos vejam como era a vida antes da fotografia são ações relevantes com impactos no mundo todo. Estamos orgulhosos com a parceria com a Watercolour World e queremos seguir contribuindo com os registros históricos para o futuro", completa.

Sobre o The Watercolour World

O Watercolour World é um site gratuito e interativo que funciona como um portal exclusivo de coleção globais de aquarelas documentais feitas antes de 1900, em mãos públicas e privadas. Os usuários podem pesquisar por um mapa ou por uma palavra-chave entre milhares de imagens, que incluem topografia, botânica, zoologia, eventos históricos e realizações humanos de todos os tipos O Watercolour World surgiu da ideia de Fred Hohler, ex-diplomata britânico que fundou a Public Catalog Foundation em 2002. Fred fotografou e publicou pela primeira vez mais de 200 mil pinturas a óleo em propriedade pública na Grã-Bretanha. O projeto é totalmente financiado pela The Marandi Foundation, uma instituição de caridade sediada em Londres e presidida pelos empresários e filantropos britânicos Javad e Narmina Marandi.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial