A Websense, fornecedora de soluções para segurança e gerenciamento do uso da internet, anunciou o lançamento do Mapa Global Interativo de Ameaças de Phishing e Crimeware. O mapa traz os dados mais recentes coletados pelo Websense Security Labs e uma análise dos locais onde as páginas de phishing e crimeware estão hospedadas na internet. Assim que descoberta, cada página é procurada pelo endereço IP do usuário para localização do país de origem através dos registradores IP e traçadas no mapa.
O Mapa Global de Ameaças de Phishing e Crimeware permite que os visitantes visualizem a localização das páginas de phishing e crimeware numa espécie de mapa-múndi interativo. Os dados são atualizados pelo Websense Security Labs aproximadamente 15 minutos após a descoberta. Os visitantes podem procurar as ameaças em todo o globo por região geográfica, data e tipos de ameaça.
O sistema traz, ainda, a ilustração do avanço da atividade fraudulenta, como ramificações criminosas em novos países para espalhar e hospedar ataques. Nos últimos meses, o Websense Security Labs detectou um aumento significativo do número de páginas de phishing e crimeware na Coréia do Sul e na China. Os Estados Unidos continuam a ser o principal país de origem da atividade criminosa na internet.
Além de destacar tendências e eventos de segurança, o Websense Security Labs começou também a publicar um blog de segurança disponível aos visitantes. Utilizando um sistema de alarmes, o blog serve de fonte adicional de notícias, com informações atuais sobre tópicos de pesquisa de quebra de segurança.
?Em menos de um ano, observamos técnicas de phishing evoluírem do que parecia ser brincadeira entre hackers ao atual status de completo crime eletrônico?, disse Dan Hubbard, diretor sênior de pesquisa de segurança e tecnologia da Websense. ?À medida que continuamos a descobrir novas técnicas de crimeware, nossos clientes são rapidamente protegidos, bloqueando automaticamente o acesso a páginas perigosas e restringindo o uso de aplicativos nos computadores para evitar que alguma forma de código malicioso seja executada.?
Disponível em www.websensesecuritylabs.com, o mapa de ameaças também poderá ser visualizado através da página do Anti-phishing Working Group, em http://www.antiphishing.org/crimeware.html. A APWG é a associação global de segurança voltada para a eliminação da fraude e roubo de identidade decorrentes de phishing, pharming e falsos e-mails de todos os tipos.