Uma articulação entre os Ministérios das Comunicações e Educação com a participação do Planejamento vai fundir os projetos de inclusão digital do Minicom e os projetos de informatização das escolas públicas, já em andamento.
A idéia é reforçar as propostas de inclusão digital dentro do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC, anunciado há uma semana pelo presidente Lula.
O reforço para a área educacional, aliás, já estava previsto pelo presidente, que o mencionou em seu discurso durante o lançamento do PAC no Palácio do Planalto.
Na área do Minicom um dos projetos principais é o telecentro, pelo menos um para cada município brasileiro, com previsão para instalação também em escolas.
A licitação para a compra dos equipamentos começou em meados de dezembro e ainda enfrenta alguns questionamentos por parte de um dos proponentes em relação às características do pregão eletrônico utilizado.
Outro projeto é a universalização do Gesac, cujo edital de licitação, finalmente deverá ser publicado no começo de fevereiro com dois meses de atraso. O Gesac pretende oferecer pontos de conexão em banda larga também em todos os municípios brasileiros.
De acordo com o ministro Hélio Costa, uma das prioridades será o oferecimento de conexão de internet às mais de 16 mil escolas públicas com laboratórios de informática já instalados pelo MEC.
O ministro das Comunicações lembrou ainda que os recursos para os programas de inclusão do Minicom já estão garantidos no orçamento de 2007 (R$ 45 milhões) e na Medida Provisória que provisionou mais R$ 90 milhões que já estavam destinados ao programa dos telecentros e foram utilizados em rubricas orçamentárias de outros ministérios no orçamento do ano passado: ?Por enquanto, não haverá recursos do Fust nestes projetos, mas acreditamos que ainda este ano será possível destinar parcela dos recursos do Fundo para estes projetos?, lembrou Hélio Costa.