A Sun Microsystems vai passar a fornecer uma nova modalidade de serviço de monitoramento e gerenciamento remoto de ambientes de TI. O serviço, que já é oferecido nos Estados Unidos, Europa e Ásia, abrange desde funções tradicionais de suporte (break-and-fix) até a gestão de operações e níveis de serviços para uma determinada aplicação ou infra-estrutura de TI. Diferente dos modelos tradicionais de outsourcing, os clientes decidem quando e como direcionar o investimento.
O objetivo é atender, inicialmente, os 30 maiores clientes da companhia no país. A Sun empresa aposta na tendência de 'terceirização seletiva' e está organizando, para o este trimestre, um evento sobre o tema, que oficializará o lançamento do Sun Managed Services junto aos seus clientes. Como alternativa a companhia vai disponibilizar o gerenciamento seletivo, com a oferta de consultoria, serviços e gestão a ambientes específicos.
Com suporte dos Estados Unidos, Europa e Ásia, a Sun acredita que a melhor forma de preparar uma organização para o futuro é adaptando os processos internos de gestão de TI, onde a companhia mantém controle de seu próprio destino em tecnologia. "A indústria encontra-se em período de padronização e automação dos processos de gestão de TI, que precede a próxima fase que acreditamos será ?TI como um serviço?, em que os clientes finais não terão de se preocupar com o gerenciamento de uma infra-estrutura de TI, por exemplo", declarou Marcos Bordin, diretor de vendas de suporte e managed services da Sun para a América Latina.