Velocidade máxima: a corrida da segurança de redes

0

Dentre as diversas novas aplicações que surgem diariamente, nem todas virão para ficar, mas é certo que as que mudarem o seu business jamais sairão de lá. É neste frenético mundo de incorporação de novas facilidades que tem início a dor de cabeça de todo chefe de TI.
Novas aplicações trazem consigo o aumento da exposição a riscos além de despertar a curiosidade de hackers, que hoje em dia buscam muito mais obter benefício financeiro do que notoriedade. Nesta linha, produzem ameaças que se sofisticam desde a combinação de ataques a tipos de invasões a redes de maneira inovadora.
Tais ataques promovem perdas praticamente insuperáveis, portanto uma proteção completa e de rápida reação é exigida. No entanto, para implementar este tipo de segurança é preciso uma verdadeira arrancada tecnológica nos hardwares e também nos softwares responsáveis pela segurança, ou uma brusca queda no desempenho será percebida, especialmente no perímetro da rede. A ordem então é acelerar!
Há alguns anos o mercado já conta com soluções unificadas de segurança, os chamados UTMs (Unified Threat Management). Estes dispositivos já provaram sua eficiência não só no rápido combate às diversas ameaças e malwares, mas, sobretudo na sua capacidade de gerenciamento, dada à integração entre as soluções de proteção. Esta integração contribui significativamente para redução de custos, melhorando o TCO, e facilitando a análise forense, bem como atendendo às exigências regulatórias (SOX, Base II Accord,e PCI/DSS).
Para a sorte dos chefes de TI, a preocupação com a aceleração nos dispositivos de segurança de rede bateu antes nos fabricantes de UTM e está dada a largada para a corrida da aceleração de firewalls e VPNs. Nesta corrida, quem "acelerar" mais, mantendo a faixa de preço, chega em primeiro lugar.
Novos produtos já vêm sendo colocados no mercado desde o ano passado com até 10 vezes mais desempenho em Firewall e VPN na mesma categoria de preços. As demais funcionalidades preservam sua excelente performance.
As consideradas novas aplicações como VoIP, videoconferência, e-Learning, peer-to-peer e etc, que adicionam à rede tantos benefícios quanto exposição, não serão mais uma preocupação, graças aos novos lançamentos do mercado de UTM que garantem a inspeção necessária da informação para identificação rápida e eficiente de risco e manutenção de túneis VPN à velocidade denominada wire speed.
Desta forma, os chefes de TI já podem se sentir aliviados, avaliando em suas redes, UTMs que prometem endereçar suas dores de cabeça na ordem de 10 Gbps a 20 Gbps de Firewall e VPN com toda a proteção e com ainda mais velocidade, que garante a entrada de novas aplicações na rede conservando a segurança de todo o patrimônio da sua empresa.

Eduardo Siqueira é gerente de canais da Fortinet no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.