Site do Banco do Brasil é novo alvo de hackers

0

No terceiro dia da Op Weeks Payment, operação do grupo hacker Anonymous contra instituições bancárias no Brasil, o suposto atingido foi o Banco do Brasil. O site do banco estatal apresentou instabilidade de acesso desde a 10h da manhã desta quarta-feira, 1º. O grupo anunciou que ao longo desta semana um serviço de internet banking será atacado por dia durante um período de 12 horas. A semana foi escolhida por concentrar a maior parte dos pagamentos de salários.

O Banco do Brasil não assumiu a existência da ameaça hacker e adotou a mesma postura dos Itaú e o Bradesco, que teriam sido atacados anteriormente nesta semana. Em nota, a companhia afirmou que "registrou picos no volume de acessos ao site". Além disso, o banco “rechaça qualquer especulação sobre ameaça à segurança dos servidores e sistemas operacionais”.

Na ação, os hackers afirmam utilizar um método chamado DDoS, sigla em inglês para "negação de serviço distribuído". A técnica consiste em bombardear o servidor onde a página está hospedada com um alto número de conexões simuladas e, assim, sobrecarregá-lo ao ponto do site "cair". Por isso, ao assumir a quantidade de protocolos acima da média e negar a existência da invasão, as instituições acabam caindo em contradição.

O assunto ganhou destaque na imprensa internacional. O The Wall Street Journal publicou que "os maiores bancos do Brasil sucumbiram a ciberataques". O Washington Post ressaltou o fato de o atacado de hoje ser "o maior banco público do país". O Financial Times, por sua vez, chamou a terça-feira do Bradesco de “um dia para esquecer”. O veículo britânico fez referência à apresentação de um fraco quarto trimestre – queda de 8,7% no lucro, que fechou a R$ 2,73 bilhões –, que coincidiu com a questão dos hackers.

Dissidência Virtual

Na terça-feira, 31, a página Plano Anonymous Brasil negou os ataques. “Esta ação está sendo executada pelo @AntisecBrTeam, @iPiratesGroup e a @Lulzsecbrazil, grupos estes que se declararam contra o Anonymous abertamente”, diz o comunicado. Os autores do ataque, contudo, se identificam como parte do grupo, por meio dos perfis @AnonBRNews do Twitter e Anonymous Brasil do Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.