A HP irá eliminar 850 cargos de sua subsidiária na Alemanha, como parte de seu plano de reestruturação divulgado no ano passado. Ao todo, a empresa planeja demitir 29 mil empregados no mundo todo para reduzir custos e reorganizar as operações.
O escritório na cidade de Rüsselsheim será fechado até o fim de outubro. A extinção dos cargos na Alemanha irá afetar 1,1 mil funcionários e os 250 empregados que serão mantidos poderão ser remanejadas para outras áreas da HP. Com as demissões, a estimativa é manter 10 mil funcionários naquele país.
“Como descrevemos na nossa reunião com analistas de risco em outubro, a divisão de serviços empresariais possui um plano agressivo para otimizar o portfólio, vendas e modelo de distribuição, a fim de melhorar a estrutura de custos, gestão de recursos e operações”, justificou o vice-presidente executivo da HP, Mike Nefkens.
O plano detalhado está calcado em quatro pilares: melhoria do portfólio pela inovação e serviços de ponta e nuvem; reforço da contabilidade; otimização da estrutura de custos com foco no desempenho contábil e aprimoramento da excelência operacional com ferramentas e processos. No ano fiscal de 2012, a HP amargou prejuízo de US$ 13 bilhões, dos quais mais de US$ 5 bilhões foram atribuídos a falhas fiscais na Autonomy, desenvolvedora britânica adquirida em 2011.