A Veeam está estimulando seus distribuidores, canais e parceiros de negócios no Brasil a adotarem selo anticorrupção para participarem de licitações públicas. O objetivo da Veeam é investir cada vez mais em melhorias e boas práticas ao segmento de Governo, que demanda necessidades específicas. A exigência da certificação Certigov chega justamente para atender e aperfeiçoar ainda mais o trabalho que a Veeam desenvolve junto ao setor.
"Nos últimos anos, temos nos aperfeiçoado no cumprimento de todas as boas práticas exigidas pelo setor. O Certigov é mais uma iniciativa que reforça o empenho da Veeam em conduzir os processos licitatórios públicos da maneira mais transparente possível", explica Elder Jascolka, country manager da Veeam no Brasil. Na opinião do executivo, o objetivo agora é não apenas acelerar o fechamento de novos contratos, mas tornar obrigatório aos canais adotar certificações que visem boas práticas.
A partir de janeiro de 2021, nenhum canal está autorizado a revender uma solução da Veeam para o Governo sem ter o selo Certigov, que traz mais segurança a todos os elos da cadeia de vendas para participar de licitações públicas ao garantir a implantação de uma cultura e práticas de antissuborno e anticorrupção em canais, revendas e parceiros.
"Nosso objetivo é mostrar ao mercado que a Veeam está comprometida com o que há de mais inovador em práticas anticorrupção, pois também exige que todos os nossos parceiros de negócios tenham este ´selo´, garantindo que todos que nos representam sigam as melhores práticas no que diz respeito ao processo licitatório", diz Rodrigo Aliaga, diretor de Canais da Veeam no Brasil.
Com a certificação, as empresas reduzem o risco de serem envolvidas em situações ilícitas e fraudulentas, ficando impedidas de participar de licitações e/ou sofrer punições conforme legislação vigente. Os critérios do Certigov são baseados em diversas leis e padrões anticorrupção, nacionais e internacionais, como a Lei Brasileira Anticorrupção, a Lei de licitações e contratos da Administração Pública, Sistemas de Gestão Antissuborno, Foreign Corruption Practice Act (FCPA), UK Bribery Act (UKBA), além da Convenção de Combate à Corrupção de Agentes Públicos em Transações Comerciais Internacionais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).