Metaverso: Aplicações x ESG

1

Grandes transformações marcaram a história da humanidade, ao longo de nossa linha do tempo. Nesse sentido, podemos destacar o desenvolvimento da agricultura e da escrita no final da pré-história literária, a concepção das ciências durante a história antiga (Grécia), o desenvolvimento do capitalismo na idade média, bem como as inovações tecnológicas/digitais da era contemporânea, como por exemplo. Dentro deste contexto, o que esperar das próximas páginas deste novo capítulo que já começou a ser escrito? 

Por certo, o desenvolvimento do Metaverso estará dentre os acontecimentos mais marcantes do século XXI, pois veremos o surgimento das novas formas de pensar, de interações humanas, inteligência artificial, experiências imersivas, economia digital, pesquisas e desenvolvimento, normas auto regulamentáveis etc., decorrentes desta nova realidade paralela.  

Pontos positivos estimulam a nossa euforia em relação ao Metaverso, uma vez que renovadas tecnologias, já em desenvolvimento, propiciarão o surgimento de outras formas trabalho, lazer, aperfeiçoamento das técnicas, oportunidades de negócio (creator economy), conexões sem barreiras de raça/credo e difusão dos conhecimentos. Todas essas verticais, sem dúvida, transformarão o mundo como o conhecemos atualmente.       

Diante disso, o empolgante mundo digital projetado no Metaverso, já vem atraindo as grandes corporações, as quais se mobilizam para atuar nesse imensurável mercado, viabilizando criações originais voltadas a atender às futuras necessidades dos potenciais usuários. 

Os ambientes multidimensionais também contarão com seus artistas, gamers, influenciadores, instituições educacionais e profissionais de todas as áreas. Os chamados "e-sports" serão revolucionados pelas novas tecnologias imersivas que serão disponibilizadas em curto espaço de tempo.  

Os pilares de ESG dialogarão com o Metaverso? 

De fato, a sociedade tem cobrado dos agentes econômicos, cada vez mais, o cumprimento das diretrizes internacionais de sustentabilidade socioambiental, bem como pela implementação de modelos de investimentos comprometidos com tais pautas. Tais pressões, condicionam os governos dos países mais responsáveis, de modo a intervirem no mercado para efetivação das metas acordadas.  

Nesta linha de raciocínio, o próprio mercado, necessariamente, deverá desenvolver novos mecanismos de diálogo entre os pilares ESG e os novos meios de produção digitais, com o intuito de legitimar socialmente os próximos passos do Metaverso. Assim, as empresas atuantes nestes ambientes deverão garantir formas de interações responsáveis e seguras, não só para os seus usuários (avatares), mas também para a sociedade em geral, proporcionando benefícios socioambientais à nível global. 

Em outras palavras, as atividades empresariais, sejam elas reais ou virtuais, deverão estar alinhadas às agendas internacionais para diminuição dos distúrbios de ordem social e ambiental, como o respeito à dignidade humana e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, defendendo-o e preservando-o para as presentes e futuras gerações. Além disso, destaco a relevância de organizações, no mundo físico ou online, seguirem as diretrizes citadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), delineados pela ONU – Organização das Nações Unidas – em 2015, os quais sinalizam a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. 

Nesse cenário, apostamos que em breve veremos a comercialização (oferta) de títulos "temáticos ou amigáveis", como os chamados green bonds (títulos verdes), de natureza social sustentável, voltados ao Metaverso. 

Flavio Shimabukuro, ex – procurador em São Paulo, mestre em Direito: Justiça, Empresa e Sustentabilidade – Universidade Nove de Julho. Especialista em International Business – LCC ISS of BC, Vancouver, Canadá. Graduação em Filosofia – Departamento de Filosofia – FFLCH – pela Universidade de São Paulo – USP. Graduação em Direito pela Universidade Paulista – UNIP. Atualmente atua no setor privado, na área de riscos e compliance do Sidia – Instituto de Ciência e Tecnologia e como docente do ensino superior. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.