O bom desempenho das vendas PCs no último semestre do ano passado no Brasil fez a IDC elevar as projeções para este ano. Segundo a consultoria, as vendas de PCs no país devem atingir 12,8 milhões de unidades, um crescimento de 16% ante os cerca de 11 milhões de computadores pessoais comercializados em 2009. A IDC frisa que a expansão será impulsionada pelos notebooks e netbooks.
No ano passado, o mercado brasileiro de PCs registrou queda de 6,4% em relação a 2008, embora o último trimestre tenha foi o mais expressivo em vendas, quando foram entregues 3,1 milhões de computadores.
Luciano Crippa, analista do setor de PCs da IDC Brasil, observou que um dos destaques no ano passado foi o aumento de 20% nas vendas de notebooks, puxadas pelos usuários domésticos, governo e o setor de educação.
Dados da IDC apontam que as vendas de notebooks avançaram 36% no segmento de usuários domésticos, enquanto que no mercado corporativo houve retração de 16%. Já a categoria de desktops teve queda de 16% no ano passado, considerando a soma dos mercados doméstico e corporativo.
"O mercado brasileiro de PCs nunca havia sofrido queda anual de vendas no segmento corporativo, mas em 2009, por conta da crise financeira mundial, as empresas cortaram recursos e postergaram a compra de equipamentos para 2010 e 2011", analisou Crippa.
Além disso, segundo a IDC, o mercado cinza registrou queda de três pontos percentuais na comparação de 2009 com 2008. Para este ano, a previsão da consultoria é que a participação desse mercado seja ainda menos expressiva, devido principalmente a legalização das marcas importadas, que buscam entrar no mercado nacional via distribuidores, como Acer e Asus.
- Projeção otimista