BNDES aprova R$ 1,5 bi para qualificação de mão de obra

0

O BNDES aprovou financiamento no valor de R$ 1,5 bilhão ao “Programa Senai para a Competitividade Industrial”, que será implantado em todo o país pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O projeto visa aumentar a oferta de mão de obra qualificada e de serviços especializados para a indústria brasileira.

O financiamento corresponde a 74% do investimento total e foi aprovado no âmbito do Programa BNDES de Apoio à Qualificação Profissional do Trabalhador (BNDES Qualificação), criado para promover a educação profissional e tecnológica do trabalhador brasileiro. O programa tem por objetivo contribuir para elevar a competitividade da economia brasileira, mediante o financiamento de programas de capacitação profissional, treinamento e especialização de mão de obra.

A operação aprovada pelo banco estatal prevê a ampliação e modernização da rede de escolas e de centros de referência do Senai em todo o Brasil, além da criação de uma nova categoria de centros tecnológicos para fomento e prática da inovação. Com base nas diretrizes de redução da escassez de mão de obra qualificada, do aumento da oferta de tecnologias avançadas e da inovação na indústria, o programa do Senai tem como meta dobrar a oferta de matrículas de educação profissional e tecnológica, através da abertura e modernização de escolas; e aumentar a oferta de serviços especializados.

Em termos quantitativos, o projeto prevê ampliar, até 2015, de 2,1 milhões para 4 milhões o número de matrículas na educação profissional. Isso representará aumento superior a 100% de alunos-hora efetivos na rede ensino profissionalizante. Nos serviços técnicos e tecnológicos, a meta é aumentar de 127 mil para 283 mil o número de contratos de prestação de serviços, com crescimento significativo dos atuais 2,1 milhões de homens-hora equivalentes para 5,1 milhões em 2015. Esses investimentos permitirão aumento da empregabilidade para os trabalhadores brasileiros, além do incremento da produtividade da mão de obra na indústria.

O financiamento do BNDES destina-se, principalmente, às obras de infraestrutura (construção, modernização e ampliação de unidades), além da aquisição de máquinas e equipamentos destinados ao aparelhamento das unidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.