Empresas têm perdas milionárias com quebra de segurança de aplicativos móveis

0

As empresas brasileiras tiveram um prejuízo médio de US$ 296 mil no ano passado em razão da quebra de segurança de aplicativos móveis utilizados por funcionários. Na América Latina, a perda das empresas chegou a US$ 385 mil, de acordo com pesquisa encomendada à Applied Research pela Symantec, fabricante de software de segurança.

A consultoria entrevistou executivos da área de segurança de TI de mais de 6 mil empresas no mundo todo, sendo 150 brasileiras, que admitiram ter aumentado a preocupação com a segurança de sistemas com a proliferação do uso de dispositivos, como smartphones e tablets, e aplicativos móveis no ambiente corporativo, além da pressão que geram nos recursos de TI.

Não é por outro motivo que 39% das empresas brasileiras colocam a mobilidade entre os três principais riscos de TI, mais do que a virtualização e computação em nuvem. As preocupações variam desde com o roubo ou a perda de dispositivos móveis até o vazamento de informações vitais da empresa, além da perda de produtividade e da confiança dos clientes.

Apesar das ameaças, o relatório revela que as empresas têm os dispositivos móveis como ferramentas essenciais de apoio ao negócio. Uma prova disso é que 82% das empresas no Brasil estão avaliando o desenvolvimento de aplicações móveis personalizadas e 75%, a criação de uma loja de aplicativos corporativa, nos moldes da App Store, da Apple.

O estudo indica, ainda que hoje 67% das empresas no país utilizam aplicativos móveis de negócios. Em âmbito global, 71% das companhias estudam a criação de aplicações corporativas customizadas. “Além de oferecer ganhos de produtividade e acessibilidade, o uso da mobilidade nas corporações promove a redução do custo total de propriedade [TCO, na sigla em inglês]”, ressalta Kahren Ivanechtchuck, gerente comercial da Symantec.

A pesquisa sobre a “situação da mobilidade” foi realizada entre os meses de agosto e novembro do ano passado. O resultado tem como base entrevistas realizadas com executivos de 6.275 companhias em 43 países da América do Norte, região EMEA (que engloba Europa, Oriente Médio e África), Ásia-Pacífico e América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.