O SAS, que atua na área de de inteligência analítica, anunciou a compra da aiMatch, empresa de publicidade digital especializada em gestão e venda de anúncios online em nuvem.
Em comunicado, a fornecedora informa que a combinação entre as tecnologias das duas empresas resultará na oferta de solução integrada para a gestão de marketing multicanal, com melhorias na previsão, otimização e mensuração dos anúncios de clientes. As tecnologias adquiridas na fusão farão parte da suíte SAS® Customer Intelligence. O valor da transação não foi divulgado.
"A publicidade online tem um potencial enorme e pode se beneficiar das soluções de inteligência estatística", afirma Jim Davis, vice-presidente sênior e diretor de marketing do SAS.
Segundo o executivo, com a explosão de dados na indústria de anúncios, este mercado caminha para a gestão em tempo real, em que a análise e o uso eficaz de informações coletadas, além de capacidade de processar e realocar anúncios instantaneamente, serão vitais para o sucesso dos negócios.
"Com o auxílio da tecnologia, é possível automatizar as vendas por meio de uma variedade de modelos de negócios, como display advertising, ad exchanges e ad networks, e proporcionar uma segmentação de públicos por meio de análises comportamentais para atender à demanda dos anunciantes. A compra da aiMatch nos dá solução capaz de atender a ambos os problemas", diz Davis.
Na avaliação do SAS, o mercado brasileiro de publicidade digital cresce de maneira acelerada, mas carece de aplicações específicas de análises que auxiliem eficazmente a gestão de anúncios e otimização dos lucros.
Segundo o Ibope, o mercado local de publicidade online cresceu 69% em relação a 2010, atingindo gastos de quase R$ 5,4 bilhões em 2011, contra R$ 3,2 bilhões do ano anterior.