Indústria do dinheiro móvel processa US$ 1 bilhão por dia em mais de 690 milhões de contas

0

A GSMA apresentou no Mobile World Congress, em Barcelona, seu sétimo relatório anual do Estado da Indústria sobre Dinheiro Móvel, oferecendo um instantâneo atual da paisagem do dinheiro móvel e destacando o impacto que uma maior inclusão financeira tem em vidas, economias e inovação. O relatório fornece uma imagem abrangente de dinheiro móvel em todo o mundo. Hoje, com mais de 690 milhões de contas registradas em mais de 90 países, o dinheiro móvel evoluiu para a principal plataforma de pagamento para a economia digital em muitos mercados emergentes. O relatório mostra que, em 2017, a indústria de dinheiro móvel processou transações no valor de bilhões de dólares por dia, gerando receita direta de mais de US$ 2,4 bilhões.

"O dinheiro móvel continua a ser uma parte central desta história, contribuindo para 13 dos 17 SDGs, permitindo o acesso a serviços essenciais como saúde e educação, capacitando as mulheres com oportunidades de emprego e reduzindo a pobreza, oferecendo serviços financeiros que melhoram a vida, muitas vezes pela primeira vez", diz  Mats Granryd, diretor geral da GSMA.

O relatório mostra uma série de novas tendências em dinheiro móvel em 2017, incluindo o crescimento acelerado da interoperabilidade de banco para carteira, a crescente adoção de smartphones, a proliferação de empresas fintas, a digitalização de novos setores da economia e os esforços renovados por empresas e governos para alcançar os mais vulneráveis ??e desatendidos. A África subsaariana tem sido o epicentro do dinheiro móvel e o crescimento nesta região não mostra sinais de desaceleração, mas, à medida que a indústria amadureceu o dinheiro móvel também ganhou força em outras partes do mundo. Em 2017, pela primeira vez, o crescimento da indústria foi liderado por regiões diferentes da África. Com 47% de crescimento ano-a-ano, a Ásia do Sul foi a região de crescimento mais rápido em termos de contas registradas e agora representa 34% das contas registradas globalmente.

Alcance do Dinheiro Móvel

Um aumento constante nos clientes ativos, transações e receita direta são sinais de que o dinheiro móvel está evoluindo para uma indústria sustentável e representa um importante motor do crescimento econômico nos mercados em desenvolvimento, particularmente através da formalização dos pagamentos, aumento da transparência e aumento do PIB. Com dinheiro móvel agora disponível em mais de 90 países, incluindo três quartos dos países de baixa e baixa renda média, tornou-se a plataforma de pagamento líder para uma economia digital em muitos mercados emergentes.

A pesquisa mostra ainda:

O forte crescimento nos registros de clientes em 2017 levou à adição de mais de 136 milhões de novas contas registradas, elevando o total global para 690 milhões de contas de dinheiro móvel, um aumento de 25% em relação a 2016;

Um número crescente de serviços de dinheiro móvel está vendo a proporção de sua base de clientes regularmente usando seu aumento de serviço para mais de 50 por cento, especialmente onde os provedores possuem uma rede de distribuição forte, possibilitando regulação e dependem mais de um modelo de negócios baseado em conta;

Mais fundos estão entrando e saindo do ecossistema de dinheiro móvel em formato digital; os desembolsos a granel, os pagamentos de contas e as transações de banco para carteira foram os principais drivers. Em 2017, quase 25 por cento dos fundos recebidos eram digitais, em comparação com quase 12 por cento em 2012; e

Muitos provedores bem-sucedidos estão diminuindo o custo líquido da rede de agentes – o custo de gerenciar uma rede de agentes pode representar mais de metade das receitas totais, de modo que essa tendência pode afetar significativamente os incentivos ao investimento.

Futuro

À medida que uma crescente comunidade fintech se posiciona como o portal de escolha para novos serviços digitais, uma série de ferramentas tradicionais permanecerá relevante. A persistência da economia de caixa nos mercados emergentes significa que as redes de distribuição complexas continuarão a ser cruciais para os serviços digitais se relacionarem com a vida física.

Em um negócio que depende profundamente da confiança, o papel de marcas de longa data e a compreensão do contexto local também serão parte integrante para alcançar pessoas fora do sistema formal. O ambiente político e regulatório desempenhará um papel determinante no estabelecimento de incentivos e na definição de ambições nacionais. À medida que os reguladores enfrentam questões relacionadas à proteção de dados, modelos empresariais e muito mais, o jogo final de política de maior inclusão deve permanecer na frente.

Os provedores capazes de informar e apoiar efetivamente este processo serão mais propensos a prosperar. Granryd acrescentou: "Em um mundo cada vez mais turbulento, o dinheiro móvel também está fornecendo uma linha de vida, transferências de dinheiro humanas digitais e remessas internacionais acessíveis, dando aos refugiados maneiras seguras e convenientes de atender às necessidades urgentes. Continuamos também a concentrar-nos na redução da disparidade de gênero no acesso a serviços financeiros por meio de programas como a iniciativa Connected Women Commitment ".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.