Indústria do dinheiro móvel processa US$ 1 bilhão por dia em mais de 690 milhões de contas

0
0

A GSMA apresentou no Mobile World Congress, em Barcelona, seu sétimo relatório anual do Estado da Indústria sobre Dinheiro Móvel, oferecendo um instantâneo atual da paisagem do dinheiro móvel e destacando o impacto que uma maior inclusão financeira tem em vidas, economias e inovação. O relatório fornece uma imagem abrangente de dinheiro móvel em todo o mundo. Hoje, com mais de 690 milhões de contas registradas em mais de 90 países, o dinheiro móvel evoluiu para a principal plataforma de pagamento para a economia digital em muitos mercados emergentes. O relatório mostra que, em 2017, a indústria de dinheiro móvel processou transações no valor de bilhões de dólares por dia, gerando receita direta de mais de US$ 2,4 bilhões.

"O dinheiro móvel continua a ser uma parte central desta história, contribuindo para 13 dos 17 SDGs, permitindo o acesso a serviços essenciais como saúde e educação, capacitando as mulheres com oportunidades de emprego e reduzindo a pobreza, oferecendo serviços financeiros que melhoram a vida, muitas vezes pela primeira vez", diz  Mats Granryd, diretor geral da GSMA.

O relatório mostra uma série de novas tendências em dinheiro móvel em 2017, incluindo o crescimento acelerado da interoperabilidade de banco para carteira, a crescente adoção de smartphones, a proliferação de empresas fintas, a digitalização de novos setores da economia e os esforços renovados por empresas e governos para alcançar os mais vulneráveis ??e desatendidos. A África subsaariana tem sido o epicentro do dinheiro móvel e o crescimento nesta região não mostra sinais de desaceleração, mas, à medida que a indústria amadureceu o dinheiro móvel também ganhou força em outras partes do mundo. Em 2017, pela primeira vez, o crescimento da indústria foi liderado por regiões diferentes da África. Com 47% de crescimento ano-a-ano, a Ásia do Sul foi a região de crescimento mais rápido em termos de contas registradas e agora representa 34% das contas registradas globalmente.

Alcance do Dinheiro Móvel

Um aumento constante nos clientes ativos, transações e receita direta são sinais de que o dinheiro móvel está evoluindo para uma indústria sustentável e representa um importante motor do crescimento econômico nos mercados em desenvolvimento, particularmente através da formalização dos pagamentos, aumento da transparência e aumento do PIB. Com dinheiro móvel agora disponível em mais de 90 países, incluindo três quartos dos países de baixa e baixa renda média, tornou-se a plataforma de pagamento líder para uma economia digital em muitos mercados emergentes.

A pesquisa mostra ainda:

O forte crescimento nos registros de clientes em 2017 levou à adição de mais de 136 milhões de novas contas registradas, elevando o total global para 690 milhões de contas de dinheiro móvel, um aumento de 25% em relação a 2016;

Um número crescente de serviços de dinheiro móvel está vendo a proporção de sua base de clientes regularmente usando seu aumento de serviço para mais de 50 por cento, especialmente onde os provedores possuem uma rede de distribuição forte, possibilitando regulação e dependem mais de um modelo de negócios baseado em conta;

Mais fundos estão entrando e saindo do ecossistema de dinheiro móvel em formato digital; os desembolsos a granel, os pagamentos de contas e as transações de banco para carteira foram os principais drivers. Em 2017, quase 25 por cento dos fundos recebidos eram digitais, em comparação com quase 12 por cento em 2012; e

Muitos provedores bem-sucedidos estão diminuindo o custo líquido da rede de agentes – o custo de gerenciar uma rede de agentes pode representar mais de metade das receitas totais, de modo que essa tendência pode afetar significativamente os incentivos ao investimento.

Futuro

À medida que uma crescente comunidade fintech se posiciona como o portal de escolha para novos serviços digitais, uma série de ferramentas tradicionais permanecerá relevante. A persistência da economia de caixa nos mercados emergentes significa que as redes de distribuição complexas continuarão a ser cruciais para os serviços digitais se relacionarem com a vida física.

Em um negócio que depende profundamente da confiança, o papel de marcas de longa data e a compreensão do contexto local também serão parte integrante para alcançar pessoas fora do sistema formal. O ambiente político e regulatório desempenhará um papel determinante no estabelecimento de incentivos e na definição de ambições nacionais. À medida que os reguladores enfrentam questões relacionadas à proteção de dados, modelos empresariais e muito mais, o jogo final de política de maior inclusão deve permanecer na frente.

Os provedores capazes de informar e apoiar efetivamente este processo serão mais propensos a prosperar. Granryd acrescentou: "Em um mundo cada vez mais turbulento, o dinheiro móvel também está fornecendo uma linha de vida, transferências de dinheiro humanas digitais e remessas internacionais acessíveis, dando aos refugiados maneiras seguras e convenientes de atender às necessidades urgentes. Continuamos também a concentrar-nos na redução da disparidade de gênero no acesso a serviços financeiros por meio de programas como a iniciativa Connected Women Commitment ".

Deixe seu comentário