No Mobile World Congress, que terminou nesta quinta-feira, 1º, em Barcelona, a Mastercard anunciou que usará o Facebook Messenger para fornecer tecnologia às pequenas empresas na África e na Ásia para promover a aceitação acessível de pagamentos eletrônicos e móveis. O acesso aos pagamentos digitais ajudará essas empresas a se expandirem para novos mercados e desbloquear serviços financeiros e produtos que lhes permitam crescer seus meios de subsistência.
Esta experiência do Messenger será lançada na Nigéria, onde o Mastercard pilotará um novo bot de QR Masterpass para ajudar os empresários a ir além das transações em dinheiro para aceitar pagamentos QR. Ecobank e Zenith Bank apoiarão este programa inaugural. O piloto na Nigéria é o início de um plano maior por parte das duas empresas para incluir mais empresas na economia digital.
De acordo com a pesquisa realizada pela Escola Fletcher e pelo Mastercard Center for Inclusive Growth, dos fluxos de fundos de US$ 301 bilhões de consumidores para empresas na Nigéria, 98% ainda é baseado em dinheiro.
"Todo empresário procura maneiras de aumentar as vendas e atrair novos clientes para suas lojas. Ao oferecer pagamentos digitais baseados em QR, os pequenos varejistas podem alcançar esses objetivos e criar uma maior aderência do cliente com pouco ou nenhum investimento além do telefone que eles já possuem", disse Jorn Lambert, vice-presidente executivo de Canais e Regiões Digitais da Mastercard. "O Masterpass QR abre novos canais de comércio para esses comerciantes e permite que eles criem registros de transações auditáveis. Esses avanços abrem portas para outras ferramentas e produtos financeiros, como empréstimos para impulsionar o crescimento agregado do negócio ".
Para começar, as empresas podem enviar um pedido para o bot para permitir os pagamentos QR, receber aprovação do banco, configurar uma conta e começar a aceitar pagamentos digitais de forma rápida, simples e segura. Uma vez concluído o processo de configuração da conta, os empresários podem imprimir e exibir o código QR em suas lojas ou salvar o código em seus telefones. Os clientes podem pagar escaneando o código do seu smartphone ou digitando a ID do comerciante associada ao código QR no telefone de suas características.
"Marcas e desenvolvedores de todo o mundo estão se voltando para mensagens para se conectar com 1,3 bilhão de pessoas que utilizam o Messenger todos os meses", disse Kahina Van Dyke, diretora de Parcerias de Pagamentos e Serviços Financeiros no Facebook. "Estamos satisfeitos que o Mastercard esteja desenvolvendo um serviço na plataforma Messenger para ajudar os pequenos comerciantes a usar mensagens para gerenciar seus negócios e se conectar com seus clientes".
Lançado em 2016, o Masterpass QR fornece às pessoas qualquer tipo de telefone celular a capacidade de aceitar e fazer compras pessoalmente sem dinheiro ou com cartão plástico. Fornece uma maior escolha nos pagamentos e complementa o investimento da Mastercard em pagamentos sem contato para fornecer comerciantes de todos os tamanhos – das cadeias internacionais aos donos de lojas individuais e vendedores ambulantes – uma maneira rápida, segura e barata de aceitar pagamentos.