Com o objetivo de facilitar a rotina de quem utiliza o transporte coletivo na Capital e Grande São Paulo, o Google e a Autopass anunciam que, a partir desta quarta-feira, passageiros poderão usar a Carteira do Google para comprar e armazenar bilhetes do Metrô e da CPTM. O recurso oferece um novo canal de compra dos bilhetes QR Code, emitidos pela Plataforma TOP, sem que o passageiro precise enfrentar filas.
Para fazer uso da nova funcionalidade, basta acessar a Carteira do Google (disponível na Play Store) e tocar na opção 'Adicionar à Carteira', localizada no canto inferior direito da tela inicial. Depois, é preciso selecionar o item 'Cartão de transporte público' e, em seguida, o passageiro encontrará a opção de compra de bilhetes por cidade – basta selecionar São Paulo e seguir as instruções para efetuar a compra.
O passageiro poderá comprar até 10 bilhetes unitários por meio do aplicativo de uma única vez. O pagamento poderá ser feito por cartões de crédito ou débito, via Google Pay, sem custo adicional ou taxas. Após encerrar a compra, o bilhete QR Code estará disponível na tela inicial da Carteira do Google. O passageiro, então, precisará apenas aproximar ao visor da catraca a tela do smartphone com o código, aguardar a verificação e seguir viagem.
Além do transporte por trilhos na Grande São Paulo, a Carteira do Google já oferece opções de uso de bilhetes ou pagamento por aproximação em parceria com mais de 400 empresas de transporte pelo mundo — no Brasil, além de São Paulo, já existe integração com o metrô do Rio de Janeiro e de Brasília. No entanto, é a primeira vez que o aplicativo ganha uma integração com uma plataforma para que a compra e o armazenamento do bilhete seja feito a partir da Carteira do Google no Brasil.
O TOP é uma plataforma resultante do processo de digitalização dos meios de pagamento para acesso ao transporte público da Capital e Região Metropolitana. Aceito no Metrô, CPTM e ônibus da EMTU, inova ao oferecer para a população a opção de facilitar o seu dia a dia com soluções integradas, como um cartão, que reúne as funções de transporte com conta digital, cartão de débito e crédito.
Atualmente, a plataforma está presente em 43 municípios de São Paulo, com mais de 215 milhões de QR Codes vendidos, 1,6 milhão de cartões TOP emitidos e mais de 1,8 milhão de usuários no aplicativo TOP.