Com adoção da nuvem Amazon Web Services (AWS), Chatuba investe em projetos de inovação e crescimento

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Post content- Fabio Rodriguez, gerente de Infraestrutura da Chatuba, tradicional rede de materiais de construção do Rio de Janeiro, que completou 60 anos de mercado em 2022, explica que, a migração para nuvem da Amazon Web Services (AWS), liberou a área de TI para investir em projetos de inovação e de crescimento dos negócios do grupo, que acaba de inaugurar sua décima loja.

Segundo Fabio, o maior benefício da adoção de nuvem da Amazon Web Services (AWS) foi possibilitar um novo foco e desafios para o time, que deixou de se preocupar com os tradicionais problemas de infraestrutura e passou a atuar em projetos de inovação e implementação de novas tecnologias, como Inteligência Artificial, Machine Learning, entre outras, para impulsionar novos negócios para empresa.

Rodriguez explica que a marca, tem planos de crescimento no mercado de varejo e oportunidades no segmento atacadista, para atendimento à grandes clientes.

Migração

Durante o planejamento da migração identificaram que a reinstalação dos softwares "legado" da empresa seria trabalhosa, pela ausência de documentação relevante.

A decisão foi migrar os servidores "as is" direto para a nuvem do modo como eles estavam, sem mexer nas aplicações legadas. "Com apoio do AWS CloudEndure Migration, virtualizamos 20 servidores em uma noite, sem interromper a operação", enfatiza Rodriguez. "Já a migração dos bancos de dados de clientes e bases de dados de produtos foi feita aos poucos, por etapas, devido ao seu tamanho. "

As lojas passaram a se conectar diretamente na nuvem da AWS; "a baixa latência da AWS agilizou a operação de frente de caixa e softwares legado, em especial as aplicações client-server, que ainda se beneficiaram da maior estabilidade/disponibilidade da AWS e rede SDWAN."

Clientes

A Chatuba possui um programa de benefícios, o Chatuba Mais, que concede vantagens exclusivas para os clientes cadastrados – além de conteúdos em primeira mão, esse público recebe ofertas diferenciadas nas lojas físicas e também no site.

Outra experiência positiva enfatizada por Rodriguez, foi o bom desempenho das vendas e divulgação da marca no período da Black Friday, onde a nuvem foi primordial para o atingimento dos objetivos

Pandemia

A pandemia chegou um pouco depois da migração da Chatuba, iniciada em outubro de 2019. "Pela categorização do ramo de Matcom como "serviço essencial", ficamos apenas uma semana totalmente fechados, mas sofremos com a necessidade de rodízio das equipes de vendas e pela mudança do perfil de cliente, que evitava sair de casa.

Nesse período, contamos com o apoio da AWS, que disponibilizou desktops virtuais sem custo, o Amazon WorkSpaces, para toda a equipe de vendas, possibilitando acesso ao sistema de vendas da empresa de forma remota e segura." conta Rodriguez.

"A migração para AWS possibilitou nesse último ano, que colocássemos em operação 4 novas lojas, liberando a área de TI das preocupações com infraestrutura tradicional, como servidores, armazenamento, latência, back-up, etc. Agora o tempo dispendido com essas atividades está sendo usado para pensar nas vendas, nos concentrar em inovação, novos produtos e no crescimento das atividades do grupo", finaliza o executivo.

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