A Delfia, curadoria de jornadas digitais, anuncia os resultados alcançados pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados do Brasil, com o uso da solução de observabilidade Datadog. A plataforma de pagamentos Zoop processa transações de cartões de crédito, máquinas POS e celulares. Com servidores em nuvem, a Zoop precisava de rapidez no cadastro do cliente, emissão de cartão de crédito white label e checagem de informações no Banco Central.
O sistema acompanha a transação e envia os dados para a plataforma da Zoop, que devolve a autorização de pagamento em tempo hábil para não impactar o cliente. Esse fluxo exige processos ágeis para a conclusão da transação online. A Zoop enfrentava um alto custo com o licenciamento e a operação de dez ferramentas de monitoramento. Para elevar ainda mais a qualidade de serviço entregue ao mercado, a Zoop substituiu as dez soluções de monitoramento pela plataforma Datadog implementada na empresa com apoio dos curadores Delfia.
Entre os resultados obtidos com esse avanço está a redução do tempo de aprovação das transações de pagamento, a queda da negação de serviços por falta de informações e o aumento do Service Level Agreement (SLA ou acordo de nível de serviço) entregue pela Zoop a seus clientes. "Alcançamos o chamado 'full resolution time', identificando a raiz dos problemas tanto das aplicações quanto da infraestrutura – isso nos permite fazer ajustes rápidos", afirma o gerente de tecnologia da Zoop, Laszlo Fent. A análise da infraestrutura e da performance das aplicações, que antes levava horas, é agora feita em minutos. Outra conquista foi baixar de 20 para 7 dias o período entre a identificação e a correção de um problema – incluindo etapas de desenvolvimento de software. A Zoop reduziu, também, o tempo médio de atendimento ao cliente (TMA) de 12 dias para seis horas.
Rapidez no processamento das transações é diferencial da Zoop
Para acompanhar os grandes volumes das movimentações financeiras dos clientes, a fintech – uma nativa da nuvem – usa a ferramenta Datadog para mapear os logs. Os logs são registros detalhados de eventos e atividades. Para o time de TI da Zoop, a análise de logs é crítica para diagnosticar problemas e avaliar o desempenho dos sistemas, automatizando de uma rede complexa, na nuvem. Os logs analisados pela Datadog contribuem, também, com o time de gestão de incidentes de segurança da Zoop, que atua 24×7.
A Datadog monitora os vários fluxos de trabalho, os chamados microsserviços, correlacionando informações de forma unificada e dando agilidade à autorização de crédito. Todo o parque da Zoop está em nuvem, ligado a 500 monitores de performance da Datadog que, a partir de parâmetros pré-definidos, aponta quando um sistema está fora do padrão, chegando a indicar as possíveis correções. "O alinhamento de nossos processos à disciplina da observabilidade e a rapidez na resolução são conquistas que se transformaram em um grande diferencial de negócios da plataforma de pagamentos Zoop", destaca Fent.
Processos parametrizados agilizam a gestão
Por ser um parceiro crítico de bancos e empresas de varejo, o time da Zoop parametriza processos de forma escalável, criando visões que antecipam picos de demanda como Natal ou a Black Friday, com altíssimo volume de transações.
Essa jornada foi trilhada com o apoio dos curadores Delfia. A meta era avaliar os cenários e definir planos de contingência para eventos fora do padrão, ajustando os sistemas quando estão perto do limite de processamento, levando em conta o histórico da aplicação. "Nosso portal de monitoramento aponta os picos de consumo. Caso seja necessário, o time pode tirar uma aplicação do ar, diminuindo a carga de um servidor para poupar outro, evitando quedas nos sistemas", explica Fent.
50 Terabytes de logs por mês
Para Rodrigo Bocchi, CEO da Delfia, a Zoop é um exemplo de inteligência financeira e digital no mercado brasileiro. "O uso que a empresa está dando à disciplina de observabilidade e à solução Datadog já faz parte de seu DNA. Como resultado, a Zoop entrega garantias de SLA diferenciadas às empresas que dependem da sua nuvem para realizar negócios".
Para se ter uma ideia do volume de transações, a Zoop movimenta 50 Terabytes de logs por mês. Esse imenso ativo foi mapeado com apoio da Delfia na fase de substituição das antigas 10 ferramentas pela Datadog. "Foi um trabalho estratégico. A meta era revisar esse tesouro de logs, criando classificações que colaborassem com a gestão preditiva deste ambiente crítico e em constante expansão", diz Bocchi.