IDC: Mercado de PCs no Brasil recuará 11,5% neste ano

0

O mercado brasileiro de PCs deve sofrer uma retração de 11,5% neste ano, na comparação com 2008, e totalizar cerca de 10,4 milhões de unidades vendidas, segundo dados da IDC. O número, se confiramado, ficará praticamente no mesmo patamar de 2007, quando foram vendidos 10,6 milhões de PCs.
Segundo Luciano Crippa, analista da IDC responsável pelo estudo, o mercado neste ano será marcado por uma readequação das estratégias de vendas dois fabricantes. Desse modo, segundo o analista, quem poderá se beneficiar será o consumidor, uma vez que deve haver uma política de preços mais agressiva. Já para 2010, o mercado deve se recuperar da queda.
No ano passado, a indústria brasileira de PCs registrou um crescimento de 10,6%, com um total de 11,8 milhões de unidades comercializadas.
De acordo com Crippa, uma série de fatores influi para que o desempenho não fosse melhor. Entre eles, cita a crise econômica mundial, a escassez de crédito, principalmente entre outubro e dezembro, e o ligeiro aumento nos preços, que frearam as compras dos consumidores.
Segundo a consultoria, o destaque de 2008 ficou para o mercado de notebooks, que atingiu vendas de 3,2 milhões de unidades, montante 108% superior a 2007, quando foram registradas vendas de 1,5 milhão de portáteis.
Já as vendas de netbooks – laptops ultracompactos de baixo custo – somou 100 mil unidades, representando cerca de 3% do mercado de notebooks. "O volume ainda é baixo, com poucos fabricantes em cena, mas esse cenário deve mudar neste ano, com o mercado dobrando de tamanho até 2010", analisou Crippa.
Além disso, segundo o analista, a licitação do governo já em andamento para a compra de 150 mil laptops para o programa Um Computador por Aluno (UCA), voltado para o segmento educacional, pode alavancar ainda mais as vendas desse segmento de mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.