O mercado brasileiro de PCs deve sofrer uma retração de 11,5% neste ano, na comparação com 2008, e totalizar cerca de 10,4 milhões de unidades vendidas, segundo dados da IDC. O número, se confiramado, ficará praticamente no mesmo patamar de 2007, quando foram vendidos 10,6 milhões de PCs.
Segundo Luciano Crippa, analista da IDC responsável pelo estudo, o mercado neste ano será marcado por uma readequação das estratégias de vendas dois fabricantes. Desse modo, segundo o analista, quem poderá se beneficiar será o consumidor, uma vez que deve haver uma política de preços mais agressiva. Já para 2010, o mercado deve se recuperar da queda.
No ano passado, a indústria brasileira de PCs registrou um crescimento de 10,6%, com um total de 11,8 milhões de unidades comercializadas.
De acordo com Crippa, uma série de fatores influi para que o desempenho não fosse melhor. Entre eles, cita a crise econômica mundial, a escassez de crédito, principalmente entre outubro e dezembro, e o ligeiro aumento nos preços, que frearam as compras dos consumidores.
Segundo a consultoria, o destaque de 2008 ficou para o mercado de notebooks, que atingiu vendas de 3,2 milhões de unidades, montante 108% superior a 2007, quando foram registradas vendas de 1,5 milhão de portáteis.
Já as vendas de netbooks – laptops ultracompactos de baixo custo – somou 100 mil unidades, representando cerca de 3% do mercado de notebooks. "O volume ainda é baixo, com poucos fabricantes em cena, mas esse cenário deve mudar neste ano, com o mercado dobrando de tamanho até 2010", analisou Crippa.
Além disso, segundo o analista, a licitação do governo já em andamento para a compra de 150 mil laptops para o programa Um Computador por Aluno (UCA), voltado para o segmento educacional, pode alavancar ainda mais as vendas desse segmento de mercado.
- Retração nas vendas