Uma parceria com a IBM marca o ingresso da Ícaro Technologies no mercado de software para análise de dados estratégicos, negócio que, segundo a empresa, tem potencial para representar 30% do seu faturamento este ano, estimado em R$ 25 milhões.
O objetivo é fornecer ferramentas para que os gestores das organizações possam analisar grande volume de dados disponível em bases não estruturadas, tirar conclusões e tomar decisões que impactam diretamente a operação.
De acordo com Kleber Stroeh, diretor executivo da Ícaro Technologies, as novas soluções são ideais para empresas que sofrem grandes pressões por qualidade e disponibilidade, sem perder de vista o controle detalhado de custos.
Como exemplo, o executivo cita as operadoras de telecomunicações. Segundo ele, muitas delas não possuem uma tecnologia gerencial que lhes permitam ter uma maior visibilidade sobre os seus dados.
"Atualmente, as operadoras colhem um volume enorme de dados de diferentes fontes, como gerência de falhas, registros de chamadas e centrais de relacionamento mas, de uma forma geral, ainda não contam com uma tecnologia gerencial que as ajude a cruzar este grande volume de dados e tirar conclusões que impactem o desempenho da operação e consequentemente o nível de satisfação do consumidor," afirma.
A demanda esperada por soluções de Business Analytics motivou investimento feito pela Ícaro em tecnologia e na formação de uma equipe multidisciplinar que atuará dando suporte à nova área, acrescenta o executivo.
A Ícaro é especializada em software para a gestão de ativos, segurança, redes e serviços de TI e tem clientes nos segmentos de telecomunicações, financeiro, varejo e indústria.
Com escritórios em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Curitiba, e projetos em mais de 11 países, a empresa ingressa em um mercado que, em nível mundial, movimentou R$ 12,6 bilhões e pode 35% nos próximos quatro anos, segundo o Gartner.