Os telefones celulares estão entre os principais produtos de consumo com o maior número de reclamações no Procon-SP no ano passado. Os aparelhos, juntamente com computadores, produtos de informática, televisores e eletrodomésticos, foram responsáveis por 30% das 31.087 queixas apresentadas em 2013.
As reclamações envolvem problemas relacionados à entrega dos produtos (não entrega, entrega em desacordo com a oferta ou com o contratado) e defeitos de qualidade que não foram solucionados em fase preliminar, gerando a abertura de reclamação, para os fornecedores responsáveis do comércio (varejo convencional e online) e fabricantes.
Segundo o órgão, o aparelho celular ainda apresenta padrão de qualidade insatisfatório, com falhas de funcionamento e durabilidade abaixo das expectativas dos consumidores. O problema se agrava com suporte inadequado de pós-venda e com alegações frequentes e injustificadas de mau uso. Ainda de acordo com o Procon, preço e qualidade não são mais os únicos diferenciais na escolha do consumidor na hora da compra, que tende a considerar cada vez mais a qualidade dos serviços que acompanham a venda de um produto, como, entrega, assistência remota, help desk, serviços de atendimento ao consumidor e etc.
O ranking mostra que a Samsung apresentou 72 reclamações e o maior índice de solução (94%), enquanto a Motorola e a Nokia se destacaram, respectivamente, pelo número de reclamações (449 e 239) e baixo índice de atendimento (60% e 35%). Já a Sony Mobile foi a fabricante que apresentou o menor índice de solução (24%). Com relação aos produtos de informática, o Grupo Lenovo CCE lidera o ranking de reclamações com 170 queixas e 77% de solução das mesmas.
Confira a lista completa abaixo (clique para ampliar a imagem):