Como evitar a estagnação operacional do outsourcing

0

O serviço de outsourcing é amplamente utilizado no setor tecnológico há cerca de 20 anos e a terceirização conquistou ainda mais espaço após a regulamentação da Lei da Terceirização, aprovada em março de 2017 (Lei n° 13.429/17).

Muito já se foi dito sobre as perdas e os ganhos do modelo, que ainda apresenta muito crescimento pela frente. A terceirização tem como principais benefícios a redução de custo, a especialização dos serviços e os conhecimentos compartilhados de outras operações. Além disso, também proporciona a liberdade para as companhias focarem em seu "core business" sem a necessidade de investir tempo e recursos na parte tecnológica e operacional de TI.

Por não se tratar de uma novidade na área de tecnologia, é necessário ressaltar que uma das principais críticas do mercado é a falta de evolução nos contratos vigentes. Muitas empresas depois de conquistar os clientes, não trazem inovação, governança e melhoria da experiência dos serviços.

Para garantir o sucesso de um outsourcing de TI, trago os pontos abaixo:

Esteja de olho nas inovações do mercado

Conquistar um novo contrato e, assim, um novo cliente é um dos grandes objetivos de muitas empresas. Mas, com a forte digitalização proporcionada pela pandemia, apenas oferecer um serviço básico, sem estar atento às novas necessidades do mercado é um dos principais motivos para a estagnação do seu modelo operacional. Por este motivo, é muito importante ter um parceiro de outsourcing que esteja sempre em linha com as inovações de mercado e possa oferecer novas soluções que garantam a evolução contínua dos serviços de TI.

Modelo de Governança

Por meio da Governança, voltada para a evolução das operações dos clientes, é possível evitar a estagnação operacional. É importante acompanharmos a jornada de experiência dos usuários do serviço e sugerimos mudanças operacionais e de processos que tragam benefícios, analisando continuamente toda a cadeia de valor das equipes de atendimento. Ao fazer isso, é possível trazer a solução de problemas para os grupos de suporte de maneira mais ágil e com menor custo.

Operações com foco no Cliente

Os serviços devem estar focados sempre no valor dos clientes, trabalhando com práticas de estudo de causalidade, visão holística, prevenção e predição, mantendo sempre as atenções nos ambientes de TI e nos colaboradores que são de maior importância para os negócios. Esta prática beneficia as empresas de muitas maneiras, mas, principalmente reduzindo indisponibilidades, aumentando a performance, melhorando a experiência dos utilizadores dos serviços e trazendo aumento de rentabilidade.

Treinamentos de segurança

A engenharia social ainda aparece como um dos grandes tópicos quando falamos de serviços terceirizados e um ponto de falha de grandes empresas no Brasil. Apesar de um dos benefícios do outsourcing ser uma maior segurança para os clientes que contratam o serviço, sempre reforçar treinamentos e propiciar práticas de conscientização aos colaboradores sobre possíveis ambientes suspeitos se faz extremamente necessário.

Otávio Viana, solutions engineer Manager da NAVA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.