A ACI Worldwide anuncia o lançamento de sua plataforma universal de pagamentos ACI Universal Payments Platform (UP), que é a parte central da nova estratégia da companhia, que tem o objetivo de auxiliar as instituições financeiras, processadores e varejistas a transformarem seus ambientes tradicionais de pagamentos e suportarem oportunidades emergentes como mobile, mídias sociais e pagamentos pela web.
De acordo com pesquisa do CEB TowerGroup, a maioria dos bancos não enxerga os sistemas de pagamentos como fonte de renda, o que gera a tradicional falta de investimento em infraestrutura e levou ao desenvolvimento, muitas vezes, de arquiteturas inflexíveis em diversos mercados. Porém, o estudo também aponta que um número crescente de instituições financeiras está mudando essa visão e compreendendo o valor e a importância de se investir em sistemas de pagamentos e na melhoria das suas capacidades. Foi constatado que 45% dos entrevistados já designaram um alto valor de seus investimentos para incrementos em seus sistemas de pagamentos, principalmente para alcançar vantagem competitiva.
"As organizações deparam-se com uma infinidade de sistemas que funcionam para diferentes etapas do ciclo de pagamento. Cada instituição financeira, processador ou varejista tem o desafio de conectar sistemas, que se interligam e que conectam a organização com o mundo externo. Alguns deles são adquiridos por fornecedores e outros são caseiros, geralmente executados com tecnologias diferentes", explica Hugo Costa, presidente da ACI Worldwide no Brasil. "Diante desse cenário, a ideia do UP é organizar esse ambiente. Com uma configuração simplificada, a solução acelera o processo de ligação ou interligação dos sistemas. Novos pontos de conexão e redes, por exemplo, podem ser adicionados à solução. Além disso, como a plataforma oferece controle do ambiente é possível fazer ajustes para as conexões existentes com mais facilidade e agilizar a interação entre sistemas com orquestração avançada", complementa o executivo.
A solução possui funcionalidades para organizar todos os processos para qualquer tipo de pagamento, canal, moeda e rede. Combinada com outros softwares da ACI, oferece arquitetura baseada em SOA (arquitetura orientada a serviços), que conecta os sistemas atuais às necessidades de pagamentos futuras. Com isso, auxilia os clientes a acelerarem o tempo de entrega de novos produtos ou ofertas, reduz riscos, impulsiona o crescimento de receitas e controle de custos e aumenta a eficiência operacional.
Para Daniel Frate, vice-presidente executivo de Mercados Globais e Gestão de Produtos da ACI Worldwide, "com a estratégia UP, a companhia capacita os clientes com o controle, escolha e flexibilidade necessárias para enfrentar novos desafios, incrementando seus negócios e garantindo vantagem competitiva", diz.