As 96 escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre vão implantar o Google APPS for Education, solução hospedada para e-mails, agendas e bate-papos, através de um acordo firmado entre Google, Sisqualis e Secretaria de Educação (SMED), que inclui ferramentas educacionais e aplicativos para uso de professores e de estudantes. A Rede Municipal de Ensino tem hoje 55 mil alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, Educação Profissional de Nível Técnico, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com cerca de três mil professores e 1200 funcionários.
A licença para uso do Google APPS for Education será gratuita. A SMED ficará responsável pelo acesso à Internet e custos de implementação, treinamento do painel de administração do Google APPS for Education e a capacitação dos professores, realizada pela Sisqualis. Para Francisco Cantarutti, COO da Sisqualis, revenda Google no Sul do Brasil, a colaboração será o grande benefício aos alunos. "A ferramenta proporcionará a colaboração entre alunos e professores o que, certamente, colaborará com a interação. A parceria com a Prefeitura de Porto Alegre pode ser encarada como um grande exemplo para outros Municípios. É trazer o que de mais moderno existe no mercado para a escola pública. A internet e as ferramentas que ela traz são fundamentais para que as pessoas interajam e desta forma se torne uma ferramenta para melhorar o aprendizado", destaca o COO.
Com os recursos tecnológicos, educadores e alunos terão acesso a uma rede, onde será possível o compartilhamento de documentos, realização de videoconferências, publicação de vídeos na Internet e avaliações on-line. Milton Larsen Burgese, diretor de Educação do Google, destacou que: "O Google nasceu dentro de uma universidade e, por conta disso, acreditamos no potencial do uso de ferramentas tecnológicas para estimular e desenvolver a educação", afirmou. Burgese ressaltou que os aplicativos podem ser rodados em qualquer máquina e com a menor banda existente.