A Rede Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial passa a transacionar bitcoins em compras em lojas físicas. A empresa está disponibilizando em seu ERP, em nível nacional e para todos clientes, a possibilidade de aceitar mais este meio de pagamento, apostando na retomada do crescimento varejista.
O Brasil é o 4º maior mercado de criptomoedas em todo o mundo. Para 2018, operar com moedas digitais está entre as principais tendências de mercado em função da sua potencial popularização e valorização. O projeto foi desenvolvido em um ano e, segundo Gustavo Marques Dias, diretor de Varejo da Cigam, a companhia percebeu esta oportunidade e lançou esta possibilidade de pagamento visando proporcionar uma experiência ainda mais qualificada ao consumidor e para o lojista.
"É uma grande inovação e acreditamos que, em pouco tempo, será mais um meio permanente de pagamento. O Brasil já possui grandes reservas de criptomoedas e queremos levar para o dia-a-dia das pessoas mais esta experiência e estamos dando esta alternativa sem qualquer risco para os lojistas e também para os consumidores, apostando na retomada do crescimento do varejo", afirma Dias.
A operação funciona da seguinte forma: em vez do pagamento ser feito em reais, ele é feito em moeda digital. Para isso, basta o consumidor estar com seu smartphone e ler um QR Code que o software Cigam gera diretamente no caixa. O valor é automaticamente convertido para Real, de acordo com a cotação vigente na hora da compra, e o lojista também recebe desta forma. A operação segue também uma tendência crescente no mercado que é a compra por smartphones, já que cerca de 31% dos brasileiros utilizam esta plataforma.