Microsoft pode sofrer nova sanção da União Europeia

0

Mesmo depois de ter pago mais de US$ 2 bilhões em multas à Comissão Europeia desde 2004, a Microsoft pode voltar a sofrer sanções. Desta vez, no entanto, o órgão executivo da União Europeia, em vez de procurar impedir a empresa de integrar seu navegador Internet Explorer ao sistema operacional Windows, pretende fazer justamente o oposto e obrigar a Microsoft a embutir no Windows todos os navegadores de internet do mercado, como os seus concorrentes FireFox, da Mozilla, Chrome, do Google, e Opera, segundo informações do Wall Street Journal.
A sanção é resultado de uma investigação contra a gigante do software iniciada no ano passado pela UE. Como um sinal de que o caso está evoluindo rapidamente, pessoas ligadas ao assunto afirmaram que a eventual punição tem "emergido como um elemento central nas discussões entre as partes".
A Comissão Europeia ainda não tomou uma decisão, o que não deverá ocorrer pelo menos nas próximas semanas. Porém, um porta-voz da UE revelou ao jornal americano que qualquer sanção que venha a ser imposta à Microsoft será baseada no princípio fundamental da escolha imparcial do browser de internet, já que, segundo a UE, a empresa não possibilita, ao incluir o IE no Windows, que o usuário escolha o browser de web livremente.
Um porta-voz da Microsoft afirmou, no entanto, que a empresa está empenhada em manter "plena conformidade" com a legislação da UE.
Segundo o jornal americano, as multas alteraram muito pouco a forma como a gigante de software realiza seus negócios. Com isso, agora os órgão reguladores da União Europeia estão dispostos a ir mais longe. Um dos indícios foi a recente multa de US$ 1,48 bilhão aplicada à Intel. De acordo com pessoas próximas ao caso, eles estão inclinados a obrigar que os novos computadores baseados em Windows apresentem uma tela ao usuário para que ele escolha qual dos navegadores de internet deseja instalar no seu PC, além de cogitarem a idéia de obrigar a Microsoft a colocar à disposição dos atuais usuários do Windows um download automático para que os browsers de internet concorrentes do IE sejam baixados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.