Ampliar a produção de chips e componentes é desafio, diz Mercadante

0

O ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante, disse nesta quarta-feira, 1º, que o aumento da produção de semicondutores e de componentes de computadores, celulares e televisores é um dos desafios do Plano de Ações em Ciência e Tecnologia para os próximos anos.
O Brasil é o terceiro maior mercado de computadores do mundo, mas de acordo com o ministro, o valor agregado é baixo. "O mesmo que estamos fazendo com os tablets, temos que fazer com celulares e televisores. Queremos produzir os componentes, especialmente avançar em direção aos semicondutores e as telas de LCD. Podemos fazer a inclusão digital produzindo o nosso equipamento e não importando produtos", observou.
Segundo Mercadante, apenas 20 países se destacam na produção de semicondutores e o momento ideal para o Brasil investir nessa área é agora, com a proximidade da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. "Com os jogos, a venda de televisores crescerá fortemente. Precisamos entrar nesse clube de países produtores de semicondutores e a hora é agora", alertou.
O ministro afirmou, ainda, ao referir-se a gestão de sua pasta, que quer modernizar o sistema de ciência e tecnologia, melhorando a conexão entre as secretarias e os institutos de pesquisa. Todo o trabalho será monitorado pela comissão do governo federal de qualidade de gestão. "O MCT tem que ser um exemplo de modernidade, eficiência, de novas tecnologias e capacidade de inovação", ressaltou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.