Governo quer conectar primeiras cidades do PNBL até julho

0

O Ministério das Comunicações afirmou que a Telebras deve concluir até meados deste mês a construção do primeiro trecho da rede nacional de telecomunicações (backbone), no Anel Sudeste, que ligará Brasília a Itumbiara (GO). São 377 quilômetros de rede de fibra ótica, que passará também por Samambaia, no Distrito Federal, e os municípios goianos de Pirineus, Bandeirantes e Morrinhos.
Nessas localidades serão implantados os primeiros Pontos de Presença (POPs) da Telebras que funcionarão como estações de telecomunicações, abrigando os equipamentos óticos, de infraestrutura, de rede e rádio para transmissão do sinal digital por meio de fibras óticas. As fibras utilizadas neste trecho são de Furnas, empresa do setor elétrico brasileiro, e que firmou contrato cedendo sua utilização para a Telebras.
A previsão é que a implantação deste primeiro trecho do backhaull – conexão entre a rede principal e a sede dos municípios contemplados pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) – seja concluída até o início de julho. Isso viabilizará a conexão dos primeiros municípios localizados no entorno deste trecho: Samambaia e Recanto das Emas, no DF, Santo Antônio do Descoberto, Anápolis, Senador Canedo e Aparecida de Goiânia, em Goiás.
Também já foi iniciada a construção de 18 POPs no Anel Nordeste utilizando a rede de fibra ótica da Chesf e de Furnas, que possibilitará a ligação de cidades como Paraíso do Tocantins, Fortaleza, João Pessoa e Recife. As obras também já começaram em nove Pontos de Presença no Anel Sudeste que liga Itumbiara (GO) a São João Batista da Glória (MG) e devem ser finalizadas até julho.
A Telebras aguarda a aprovação dos projetos de instalação dos 28 POPs que serão instalados na rede da Petrobras, no Anel Sudeste. Os cinco primeiros nas cidades de Brasília, Alexânia, Senador Canedo, Morrinhos e Araporã já estão aprovados e as obras devem começar nos próximos dias.
O contrato de cessão de uso das fibras óticas da Petrobras relativo ao Anel Sudeste foi assinado pelo presidente da Telebras no último dia 13 de maio. A rede vai ligar Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e terá um potencial de atendimento de 700 municípios, distantes até 100 quilômetros da rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.