Parlamentar quer que tablets tenham isenção como a de livros

0

A aprovação de Projeto de Lei 114/2010 que equipara os tablets e outros dispositivos digitais de armazenamento aos livros, que têm imunidade tributária, foi defendida pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) nesta sexta-feira, 1º. Segundo ele, a aprovação é necessária para corrigir a distorção existente na Lei do Livro (10.753 de 2003).

“Com a tecnologia existente, é um contrassenso considerarmos como livro apenas o material impresso. É livro, sim, nos dias de hoje, tanto os arquivos digitais nos mais diversos formatos que podem ser lidos ou ouvidos (no caso de deficientes visuais), assim como devem ser considerados equivalentes a livros os equipamentos que permitem a execução de tais arquivos.”

Na avaliação do senador, tais produtos devem gozar da imunidade fiscal para importação, “assim como o livro propriamente dito, com o objetivo de fomentar a obtenção de informação, o estudo e o desenvolvimento de tecnologia”.

Autor da proposta, Gurgacz conclamou os senadores a não deixarem que “falhas do passado” sejam repetidas, como as apontadas em relação à reserva de mercado de informática (vigente no período de 1984 a 1991).

O PLS 114/2010 já foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e está na pauta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Se for aprovado, poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados, em passar pelo plenário. Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.