A Siemens oficializou nesta quinta-feira, 1, durante o evento "Fazendo o Brasil avançar com engenhosidade", em São Paulo, o lançamento de sua plataforma MindSphere no Brasil, um sistema operacional aberto para Internet das Coisas (IoT) baseado em nuvem que permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital. Ela foi anunciada no mercado alemão há cerca de um ano e agora já está disponível em mais 19 países.
Segundo Alexandre Cottini Mendes, head regional & target Plant Data Services da Siemens, nos últimos dois meses, na Alemanha, o número de clientes dobrou para 180, o que na prática significa número bem maior, pois geralmente são grandes conglomerados empresariais.
O MindSphere é um sistema operacional aberto para Internet das Coisas (IoT), que roda em nuvem, comercializado como PaaS (plataforma como serviço), aplicativos e serviços, que pode ser conectado com os sistemas legados dos clientes.
No contexto de IoT um número cada vez maior de ativos de uma instalação fabril ou empresa estarão conectados e gerando um volume expressivo de dados. Estes dados podem ser rápida e eficientemente coletados, analisados e efetivamente usados para melhorar a disponibilidade e a performance de sistemas, a otimização da operação e do uso de recursos e infraestrutura, com impactos positivos para o negócio.
Com MindSphere, é possível a identificação precoce de problemas potenciais em plantas fabris e instalações, monitoramento de serviços em qualquer lugar do mundo, reduzindo downtime pela otimização de programas de manutenção preditiva e viabilizando novos modelos de negócio. Fabricantes de máquinas, por exemplo, podem utilizar-se da plataforma para monitorar sua própria planta de máquinas ou mesmo oferecer como serviço ao seu cliente final.
A inovação nos modelos de negócios são fatores relevantes para a implantação da plataforma, que pode ser usada tanto em indústrias de manufatura discreta como contínua.
Early adotpters
A Adidas alemã criou uma linha de produção batizada de Speed Factory, que usa uma combinação de produção com robôs, impressora 3D e diversos materiais, para criar um tênis customizado com sensor embutido que reconhece o hábito de pisada do consumidor, que pode fazer sua aquisição no modelo de "tênis as a service".
A Speedfactory foi construída na cidade de Ansbach. A produção que teve início no começo do ano deve atingir até 500 mil pares por ano. A Adidas está construindo uma segunda unidade perto de Atlanta para o mercado americano.
A Bluevison aplicou os recursos de IoT do Mindphere trocando caros sensores por dispositivos Beacon para manutenção preditiva para monitorar vibração das máquinas, obtendo expressiva redução de custos.
A fábrica de automóveis Masserati conseguiu reduzir em 30% o time to market no desenvolvimento do carro Ghibli usando o conceito de "gêmeo digital" onde todo o projeto e funcionamento são simulados virtualmente antes de entrar em produção, com flexibilidade para combinar 70 mil itens diferentes dos diferentes modelos, integrando a cadeia de fornecedores e flexibilidade para incluir duas linhas de montagem na fábrica existente com três vezes mais carros produzidos.
A brasileira Esmaltec Eletrodomésticos reduziu de 2 anos para 8 meses o projeto de novas linhas de fogões, redução de 70% de erros na engenharia, 100% de aumento de produtividade, além das diminuições de custos e no time to market.
Parcerias
A Siemens contabiliza mais de 750 parceiros de desenvolvimento de soluções para mercados verticais. No Brasil, a empresa chemtech, já está trabalhando nos segmentos de oil & gás, energia e mineração.
Em julho deverá anunciar a parceria com IBM para uma oferta da solução de BI Cognos em conjunto com o MindSphere. No setor de TI, também tem parcerias com grandes players ale da IBM, como Amazon, Microsoft, Google, AT&T, Alibaba, Tata, entre outras, concorrendo no mesmo segmento de mercado da plataforma GE Predix.
Para capacitar profissionais na plataforma, a Siemens está desenvolvendo um programa de formação com instituições como FEI, Instituto Mauá, Senai, Universidade São Leopoldo, entre outras.
Com essas iniciativas, a Siemens pretende que o MindSphere contribua significativamente para acelerar as indústrias brasileiras na obtenção de níveis mais elevados de competitividade não fiquem fora da revolução preconizada pela Internet das Coisas.