A forte alta no tema ESG no Brasil, especialmente no mundo empresarial, foi identificada em pesquisa inédita da Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) com 178 líderes de companhias e startups em operação no Brasil. A maioria dos respondentes (95%) informou já ter iniciado algum nível de engajamento e ações sustentáveis da companhia, sendo que 68% já reconhece benefícios diretos dessa agenda no negócio.
Dos 95% engajados, 37% já têm engajamento em planejamento ativo, mas ainda estão mapeando todos os pontos a serem trabalhados; 31% avaliam já ter um engajamento integrado ao negócio, e 26% vêm construindo engajamento no tema.
Ainda que 68% já reconheça os benefícios diretos da agenda no negócio, o número é ainda maior quando analisados também os que reconhecem benefícios indiretos (23%), totalizando 93% de executivos que identificam vantagens da prática ESG nos negócios.
Outros resultados
A pesquisa também apontou o nível de investimento das organizações em inovação e tecnologia voltadas às práticas sustentáveis, em que 89% já possui algum, e o posicionamento sobre os temas de diversidade e inclusão, no qual 80% já conta com uma agenda dedicada ao tema.
Além dessas temáticas, o levantamento abordou temas de governança, legislação ambiental, ESG na agenda dos executivos e relacionamento com stakeholders. Leia a pesquisa completa neste arquivo.
Agenda estratégica
Além disso, foi lançada também a agenda estratégica da entidade com o título "ESG, A Sigla que representa Oportunidade", com acesso completo no endereço amcham.com.br/ agendaesg . "A pauta ESG está cada dia mais influenciando as estratégias e modelos de negócios e criando novas oportunidades para empresas e para a sociedade como um todo", contextualiza a CEO da Amcham Brasil, Deborah Vieitas.
A Agenda ESG da Câmara Americana traz uma pauta de advocacy, promoção de melhores práticas empresariais, ações de capacitação e publicações relevantes. "Em síntese, é a contribuição da Amcham Brasil para preparar nossos associados para a revolução sustentável em curso e para influenciar um ambiente de negócios mais próspero e competitivo", complementa Deborah.
Prêmio Eco
A pesquisa e a agenda foram apresentadas durante o Prêmio ECO da Amcham, que contempla as melhores ações de sustentabilidade empresarial no País. Na ocasião, a empresa vencedora foi a Natura. Também ao lado da multinacional brasileira de cosméticos, outros 24 cases e projetos ESG foram reconhecidos na premiação, entre startups, PME's e grandes empresas, de 15 estados brasileiros.
O evento, que ocorreu pela primeira vez de forma totalmente online, avaliou 129 projetos em edição com recorde de programas inscritos. "Um marco com 25 empresas que estão fazendo práticas de transformação e reinvenção do mercado por meio de investimentos ESG, aprofundando sua relação com a sociedade e outros stakeholders", comenta Daniela Aiach, diretora de Sustentabilidade da Amcham Brasil.
Além da Natura, foram vencedoras desta edição iniciativas das seguintes marcas: Avon, BASF, Brasilseg/BB Seguros, Bristol Myers Squibb, Claro, Copasa/MG, Eco Panplas, Estância Mimosa Ecoturismo, França Women Health, Grupo Sabará, Itaú, Mars Petcare, Natura, Navegações Unidas Tapajós, Neoway, Olibi Azeites Artesanais, Órigo Energia, Química Amparo/Ypê, Renault, Rhodia, Santander, Schneider Electric, Suzano Papel Celulose e Weber Consultoria e Engenheira Ambiental. Conheça aqui todos os vencedores e projetos no premioeco.com.br.
[…] Link original […]