A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que penaliza quem baixar ou compartilhar arquivos pela internet que contenham obras protegidas por direitos de propriedade intelectual. De acordo com a proposta, o internauta poderá até mesmo ser impedido de acessar a internet, caso seja reincidente.
Segundo o texto do projeto de lei, do deputado Bispo Gê Tenuta (DEM-SP), os provedores de acesso à internet serão responsáveis por identificar os usuários que estejam compartilhando ou oferecendo em páginas da web arquivos eletrônicos de obras artísticas, literárias ou científicas. E eles mesmos aplicarão as sanções previstas.
O usuário será notificado nas duas primeiras vezes em que for constada a infração. Na segunda e terceira reincidência, o provedor deverá suspender o acesso à internet pelo prazo de três meses e seis meses, respectivamente. Na quarta infração, o usuário terá seu acesso à rede cancelado pelo provedor.
Gê Tenuta argumenta que o direito autoral de obras artísticas tem sido totalmente ignorado nas redes de compartilhamento de arquivos. Com informações da Agência Câmara.
- Propriedade intelectual