Hospital Dr. Christóvão da Gama aposta em aplicações IP para reduzir custos

0

O Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama, centro médico da região do ABC, em São Paulo, no início deste ano percebeu que precisava aumentar a mobilidade, acessibilidade e o desempenho da sua rede de computadores, já que estava em expansão. Assim, optou por uma solução que envolve desde a renovação da infraestrutura de dados até aplicações IP e gerenciamento remoto dos sistemas.
Essa definição de critérios levou o Hospital a contratar o pacote de soluções Siemens Enterprise Communications, que já fornece outras soluções ao hospital. O projeto foi iniciado em fevereiro e dividido em três etapas. A primeira parte do processo, que levou cerca de três meses, envolveu a renovação de infraestrutura de dados, com a uniformização e atualização da rede de computadores do hospital, com equipamentos da Enterasys, incorporada ao grupo SEN, com a criação da joint venture entre Siemens AG e The Gores Group, no ano passado.
O segundo passo, que se iniciou logo após o término da renovação da infraestrutura, consiste na implantação da plataforma OpenScape Voice, um sistema 100% VoIP (voz sobre IP) baseado no protocolo padrão de mercado SIP (Session Initiation Protocol), que permitirá a integração com toda a rede da instituição de saúde, juntamente com uma solução de comunicações unificadas.
Ainda neste ano, após o término da implantação da segunda fase do projeto, estimada para agosto ou setembro, o hospital pretende partir para a etapa de gerenciamento remoto de todo o funcionamento da rede e equipamentos por meio do NOC (Network Operation Center) da Siemens Enterprise Communications. "Além da tecnologia, a integração total da comunicação prevista no projeto nos dará a possibilidade de ter um prontuário eletrônico eficiente e com acesso às informações em tempo real. Com isso, ao mesmo tempo em que o paciente realiza exames, o médico pode dar o diagnóstico de forma eletrônica, o que facilita a acessibilidade e disponibilidade no atendimento. Além disso, teremos condições de armazenar todos os diagnósticos dos nossos pacientes", diz Gregório Penido, coordenador do Comitê de Tecnologia do Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama.
Segundo o coordenador assim que todas as etapas de implantação forem concluídas o hospital terá uma economia considerável. "Buscamos uma solução que demandasse o menor número de servidores possível, reduzindo o consumo de energia elétrica, espaço físico e refrigeração, comprovamos que, somente com a implantação da infraestrutura de base, tivemos uma economia de 35% de energia, visto que toda a solução é virtualizada. Além disso, o fato de a solução ser compatível com qualquer tecnologia possibilita a utilização de provedores diferentes, buscando sempre a opção com melhor tarifa", afirma Penido.
Ao fazer uma projeção do faturamento do hospital, que no ano passado foi de R$ 185 milhões, o coordenador acredita que este ano fechará com um faturamento superior a R$ 215 milhões graças a solução. "Todos os funcionários tem acesso aos dados do hospital, até mesmo os acionistas que podem conferir em tempo real o balanço comercial da instituição, isso é transparência."
Duarte Minohara, diretor de vendas da Siemens Enterprise Communications, informa que com a nova infraestrutura de rede da Enterasys, o hospital conseguirá aumentar a performance da rede, melhorando a capacidade de tráfego de dados. "Isso possibilitará maior segurança e agilidade no acesso às informações dos pacientes pelo corpo clínico do hospital, além de permitir rodar na rede aplicações robustas há muito tempo desejadas pelo Hospital."
Segundo ele, a plataforma OpenScape Voice, com o sistema de comunicações unificadas, dará mais mobilidade aos colaboradores, o que garante que eles façam o gerenciamento da disponibilidade e da acessibilidade, itens de grande importância quando falamos em médicos e emergências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.