Rio de Janeiro virtualiza sistema de abertura de empresas

0

A partir desta sexta-feira, 1º, para abrir uma empresa, criar uma filial ou fazer qualquer alteração no objeto social no estado do Rio de Janeiro o comerciante precisará estar conectado à internet e possuir um certificado digital padrão ICP-Brasil. A obrigatoriedade está prevista na deliberação nº 44 da Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja). A nova forma de prestação desses serviços é uma das novidades do sistema Regin – Integrador Regional, que tem como objetivo reduzir falsificações e fraudes.
De acordo como o superintendente de Informática da Jucerja, José Luciano da Silva, o Regin promoverá a legitimidade do sistema contábil do Rio de Janeiro. "No novo sistema, o usuário poderá enviar os documentos digitalizados e assinados digitalmente utilizando um certificado digital. Será possível verificar a autenticidade dos dados e, principalmente, quem os está enviando para a Jucerja."
Para Silva, a utilização da certificação digital no novo sistema da entidade promoverá inúmeros benefícios não somente para a junta comercial ou para o comerciante, mas para toda a população. "A certificação digital reduz drasticamente quaisquer possibilidades de fraudes", acrescenta.
Outro ponto destacado por Silva é a celeridade na prestação dos serviços. "A ideia é tornarmos a Jucerja uma espécie de junta comercial digital. Antes, um comerciante do interior do Rio de Janeiro levava horas para chegar até a junta comercial e retirar uma certidão. Agora, o processo via internet ocorre em poucos cliques e sem a necessidade de locomoção. A economia de tempo e recursos financeiros é evidente e todos ganham com isso."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.