A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) está investigando o serviço de microblogs Twitter e a forma como ele lida com empresas desenvolvedoras de aplicativos baseados na sua plataforma. O órgão quer saber se o Twitter usa sua posição de dominância no mercado para prejudicar essas companhias.
O processo de apuração pretende conferir se o Twitter, ao criar aplicativos para a troca de mensagens em sua plataforma – o que até então era realizado majoritariamente por terceiros – prejudica ou não osdesenvolvedores. Um dos alvos da FTC é a relação entre o Twitter e a UberMedia, empresa que desenvolve aplicativos usando os dados do microblog, que permitem aos usuários ler e enviar mensagens por intermédio do serviço. O diretor de marketing da UberMedia disse por meio de comunicado que realmente recebeu o contato da agência reguladora e que tem a intenção de colaborar plenamente com o envio das informações solicitadas pelo órgão.
Apesar disso, o Twitter considera a UberMedia uma de suas concorrentes, por roubar o tráfego de mensagens enviadas diretamente por seu site. Tanto é, frisa a empresa, que disputou com a UberMedia a compra da ferramenta TweetDeck, ocasião na qual saiu vitoriosa.
A FTC normalmente analisa o comportamento de empresas para determinar se estão envolvidas em práticas anticompetitivas, muitas vezes depois de receber denúncias de companhias rivais. Em diversas oportunidades, no entanto, a investigação não resulta em qualquer ação judicial ou sanção. Com informações do The Wall Street Journal e do site Business Insider.
- Suspeita