Um novo estudo da Juniper Research descobriu que 14 bilhões de transações transnacionais B2B serão processadas até 2023; subindo de 13,5 bilhões em 2019, um aumento de 7%. Isso será impulsionado pela introdução de redes de pagamento baseadas em blockchain.
De acordo com a pesquisa, 'Transferência de Dinheiro B2B – Oportunidades de Mercado Doméstico e Transfronteiriço 2019-2023' , os pagamentos internacionais se tornarão mais rápidos, mais baratos e menos complexos; impulsionado pela inovação de rede. A digitalização de redes de pagamento transfronteiriças, alinhada com o uso de ferramentas baseadas em nuvem, APIs e blockchain, permitirá a substituição de redes bilaterais por modelos multilaterais; melhorando a eficiência e reduzindo custos.
A Juniper Research avaliou 12 provedores de pagamentos não bancários; comparar as características de seus produtos, amplitude de soluções e receitas, bem como a força geral da rede. A pesquisa classificou os cinco principais fornecedores de pagamento B2B da seguinte forma:
Money Corp
TorFX
TransferMate
OFX
Currencies Direct
A Money Corp oferece funcionalidades de plataforma abrangentes, incluindo soluções específicas para oito indústrias diferentes. A TorFX oferece uma ampla gama de serviços de câmbio, insights de marketing e a programação inovadora de pagamentos regulares no exterior. O TransferMate de terceiro lugar oferece suporte a transações em impressionantes 134 moedas.
Falta de transparência cria oportunidade para inovação
A maioria das transações B2B internacionais ainda é feita através de métodos tradicionais e bilaterais devido à infraestrutura legada, o que resulta em transações lentas, não rastreáveis ??e caras. A falta de transparência inerente a esses sistemas permite que bancos intermediários e instituições não bancárias cobrem altas taxas de câmbio e taxas adicionais.
Como blockchain oferece rastreabilidade completa das transações, sua introdução aumentaria a transparência, melhoraria a padronização e reduziria os erros. A pesquisa recomendou que os provedores de rede de pagamento devem investir em blockchain para garantir a competitividade futura.
A autora do estudo, Maite Bezerra, comentou: "O crescimento futuro das transações transnacionais B2B será impulsionado por soluções corporativas de pagamento inovadoras que tornam a transparência central em seus modelos, seguindo o exemplo dado por fornecedores disruptivos no mercado de transferência de dinheiro do consumidor".