Caminhos para a transformação digital

1

A busca pelo termo transformação digital no Brasil vem crescendo desde 2015, de acordo com o Google Trends, com picos entre junho de 2020 e maio de 2021. Qual o motivo para isso? A aceleração da implementação e uso de tecnologias causada pela pandemia. As empresas passaram a ter a obrigação de consumir mais rapidamente as tecnologias comuns, ao mesmo tempo em que precisam ficar de olho nas tecnologias que estão surgindo. Em outras palavras: precisam continuar evoluindo para se manterem competitivas no mercado

Mas como a sua empresa pode fazer a transformação digital? Existe um caminho único? São várias as possibilidades. Deve-se ter em mente quais as prioridades do seu negócio e entender quais iniciativas serão mais significativas para impulsionar os investimentos em TI agora para preparar a organização para o amanhã. Porém neste movimento, que não fica restrito a uma única área da companhia, é importante ter o apoio do alto escalão. Essa 'compra executiva', a conscientização da relevância da digitalização, faz a diferença na transformação real. A ação não deve ser vista como um simples custo e sim como um investimento.

Estratégia, foco e estabelecer objetivos claros são pontos fundamentais deste processo. Você deve saber responder perguntas como:

Por que eu quero me transformar?

Onde eu quero chegar?

Em qual velocidade eu quero me transformar?

Qual experiência eu quero gerar para o meu cliente?

Qual a minha estratégia de consumo das tecnologias em cloud?

Para a transformação digital ser efetiva, é preciso considerar três grandes pilares: pessoas, processos e tecnologia. As pessoas precisam ser preparadas para se conectarem cada vez mais com o tema e serem conscientizadas do seu papel neste cenário; como muitas mudanças serão necessárias, os processos devem ser adaptados (ou criados) para contemplar esse novo ambiente digital; e é necessário aplicar a tecnologia adequada para a necessidade de cada setor.

E quando a transformação digital acaba? Nunca! Ela não é uma fotografia, algo estático. É como uma filmagem, com múltiplas transições, sequenciais, paralelas, tudo junto e misturado. E nesse filme, para manter a vantagem competitiva no mercado, é necessário gerar, com agilidade, valor para o seu negócio.

Diego Santos, gerente de tecnologia e inovação da Nextios, unidade de negócios corporativa do grupo Locaweb.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.