A Blue Calypso abriu um processo contra o site de compras coletivas Groupon em uma corte no Texas, nos Estados Unidos. A companhia de marketing digital reivindica a quebra de duas patentes, referentes à comunicação ponto a ponto (P2P ou peer to peer) aplicada à propaganda online.
A ação chamou a atenção pela iminência de ser apenas a primeira iniciativa contra empresas de tecnologia, por levantar a suspeita de que outras companhias, como as de redes sociais e anúncios nessas plataformas, estejam sendo observadas de perto pelos executivos. “Ao mesmo tempo em que empresas tentam monetizar as conexões de mídias sociais, elas rapidamente se voltam à nossa área de tecnologia e é imperativo que protejamos o que construímos”, argumentou em nota o CEO da Blue Calypso, Bill Ogle.
De acordo com o executivo, a ação contra o Groupon permitirá a validação da tecnologia da Blue Calypso. Ele define as patentes registradas como “ativos significativos e importantes elementos para entrega aos clientes”. Ele não cita indenização, possibilidade de acordos ou possíveis valores financeiros para multas e licenças pedidos no processo.