Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a levantamentos anteriores. Agora, o tema está no topo da lista dos desafios a serem enfrentados pelos gestores nos próximos anos. É o que a maioria dos 3 mil CEOs entrevistados em mais de 40 países, inclusive no Brasil, afirma.
Ainda segundo 48% dos consultados, a preocupação com o meio ambiente merece notoriedade máxima nos próximos dois a três anos, nos fazendo observar, assim, uma importante e contínua mudança na gestão de negócios e comportamento dos CEOs, que inclusive acompanha as transformações no comportamento de consumidores, que estão mais conscientes ao redor de todo o mundo.
Em minha jornada, a responsabilidade empresarial pelo meio ambiente foi sendo colocada como prioridade de maneira natural, considerando que sempre estamos atentos aos desejos dos nossos clientes, mas mais do que isso, levando em conta nosso posicionamento de propósito e consciência coletiva de preocupação com o planeta. No entanto, com o passar do tempo, percebemos que é fácil falar, mas complexo e desafiador transformar companhias globais inteiras, sendo a dedicação e determinação pontos cruciais nesse sentido.
Isso porque colocar o ESG como uma nova realidade impacta diretamente não apenas consumidores, mas investidores, colaboradores e toda uma cadeia. Pensar na redução da pegada de carbono, na proteção do meio ambiente e na responsabilidade do descarte pós-produção pode ser uma tarefa a mais na lista de ativações, por isso demanda mais tempo. Mas em hipótese alguma esses pilares devem ser ignorados ou terem seus valores minimizados.
Junto a estes objetivos, não podemos esquecer dos outros pilares do ESG, que se executados com responsabilidade, formam um perfeito conjunto de ações de grandes melhorias. Seguindo o que a própria sigla representa, sendo o E o que já falamos, temos o S e o G. Dessa forma, podemos destacar o aumento da qualidade de vida da humanidade, o bem-estar dos colaboradores, oportunidades igualitárias, e ainda a contribuição econômica positiva, boas práticas éticas e a transparência.
Quando falamos sobre o avanço da qualidade de vida, sobre fazer o bem para as futuras gerações, estamos abordando temas totalmente comuns a todos. Acreditamos que já que a Terra é a nossa casa, é responsabilidade de cada pessoa fazer por onde, já que cada pequena ação conta.
Retomando a ideia de a preocupação dos CEOs com a sustentabilidade estar como prioridade para os próximos anos, fico animado em ver a possibilidade de fazermos ainda mais por nós mesmos e pelos nossos filhos, netos e planeta. Na Acer, já temos um trabalho contínuo e muito importante nessa linha, resultando em projetos como Earthion e Humanity, em compromissos como o RE100, que nos ajudará a atingir 100% de energia renovável em nossas produções até 2035, e ainda na busca contínua por produtos "verdes" tecnológicos, como a linha Vero.
Aproveito para lançar um desafio. Todos os dias, tente contabilizar pelo menos uma ação individual para um meio ambiente mais saudável e um mundo melhor. Imagine os resultados que podemos conquistar com uma iniciativa por pessoa todos os dias? Vamos juntos, é preciso união!
Germano Couy, General Manager Latin America da Acer.
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