Censo 2010 será a edição que mais utilizará tecnologia

0

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou nesta terça-feira, 1, as inovações do XII Censo Demográfico, que será marcada como a edição que mais utilizará tecnologia, com destaque para o início do uso de netbooks no processo.
O Censo 2010, cuja operação de coleta terá início em 1º de agosto de 201, em todos os domicílios do país, será a primeira pesquisa totalmente informatizada, com a realização das entrevistas em computadores de mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados, além dos aparelhos PDA (Personal Digital Assistant) já utilizados na Contagem da População e no Censo Agropecuário em 2007, as equipes do Censo 2010.
No total serão cerca de 70 mil PDAs, equipados com receptores de GPS, e 150 mil netbooks, integrados a uma rede de comunicação em banda larga para a transmissão de dados. Além disso, serão usados 9.500 laptops, 8.500 roteadores WiFi e 1.350 impressoras multifuncionais.
A compra dos aparelhos será realizada por meio de licitação. O orçamento total previsto para o Censo 2010 é da ordem de R$ 1,4 bilhão.
Após a realização do Censo, o IBGE pretende doar 140 mil destes aparelhos ao Ministério da Educação, para uso pelos professores das redes públicas de ensino fundamental e médio. No Censo 2010, parte da população terá a opção de responder ao questionário pela Internet. Para isso, será necessário que o domicílio receba do recenseador do IBGE as devidas instruções e o respectivo código de acesso.
Já entre suas amostras, o Censo 2010 incluirá a medição sobre o uso de internet pelas pessoas, por meio da pergunta sobre a existência de microcomputador com acesso à internet nas residências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.