Comissão do Senado aprova projeto para tornar mais rigorosa cobrança do Fust

0

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira, 1º de setembro, o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 297/07, que modifica a Lei do Fust. A proposta validada pelos senadores prevê a inclusão de regras claras quanto ao pagamento de juros e mora em caso de atraso da arrecadação do encargo pelas empresas de telecomunicações. O entendimento dos parlamentares é que, como está a lei hoje, há uma espécie de vácuo legal que deve ser corrigido. Este projeto não deve ser confundido com outro que tramita na Câmara, sobre a flexibilização das regras de aplicação dos recursos do fundo.
"Imperfeições no texto da lei, ainda que pequenas, podem dar margem a custosos processos judiciais, os quais costumam retardar ou impedir o recolhimento dos tributos devidos", argumentou o relator Francisco Dornelles (PP/RJ) em defesa do projeto. O texto em tramitação convalida regras já usadas pela Anatel, segundo os senadores, para punir as empresas inadimplentes com relação ao Fust.
Em linhas gerais, a proposta faz duas alterações importantes na lei. A primeira, define claramente uma multa de 2% em caso de atraso ou "insuficiência do recolhimento da contribuição", além de juros equivalentes à Selic mensal. Outra mudança é o estabelecimento de uma responsabilidade solidária pelo pagamento do Fust quando o serviço é prestado usando outras empresas como intermediárias. Assim, toda a cadeia de prestação do serviço passa a ser co-responsável pelo recolhimento da contribuição em dia.
O projeto, de autoria do senador Renato Casagrande (PSB/ES) seguirá agora para a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.