MCT investe em novo sistema de gestão de projetos

0

Os servidores do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) contam, a partir desta terça-feira, 1, com uma nova ferramenta de gestão eletrônica de projetos. O sistema agiliza a busca e gestão de informações e garante mais transparência, permitindo que servidores, parlamentares, administradores públicos, representantes de organizações não governamentais e cidadãos de todo o País possam acompanhar os projetos executados no âmbito do MCT.
Na segunda-feira, 31, em Brasília (DF), o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCT), Joe Valle, apresentou a nova versão do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged-Próton) para servidores e representantes de órgãos de controle do Governo Federal e de outros ministérios. O Sistema é composto pelos módulos arquivo e projetos. O módulo de projetos ficará a cargo da Secis e permitirá o acompanhamento, em tempo real, da tramitação de projetos e convênio. O Siged-Próton também vai gerar relatórios e estatísticas sobre recursos executados, por estado e/ou município e etc.
Pelo sistema, afirma o secretário Joe Valle, o proponente de um projeto poderá ter informações, todo o tempo, sobre a execução de seu pedido. "Vamos chegar ao ponto de contabilizar o tempo de tramitação de uma proposta e quando este prazo for ultrapassado, o próprio sistema emitirá um aviso ao servidor responsável pela ação e ao gestor da unidade", disse. A intenção, segundo ele, é ter uma ferramenta que agilize o processo, amplie a transparência das ações e, principalmente, acelere o repasse de recursos para as comunidades que necessitam efetivamente dos programas e convênios.
O secretário lembrou ainda que o sistema ampliará o controle social sobre as diversas ações do MCT. Ele lembrou que o Ministério está aumentando o repasse de recursos em vários programas. Somente em ações de inclusão digital os investimentos passaram de R$ 37 milhões em 2007 para mais de R$ 180 milhões para este ano. "Até em função dessa realidade temos que ter ferramentas de acompanhamento ainda mais eficazes. Um processo de gestão eficiente vai gerar informações mais segurar e favorecer a tomada da decisão e a sustentabilidade dos projetos", disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.