A Gemalto, fornecedora holandesa de soluções de segurança digital e SIMcards, encerrou o primeiro semestre com lucro líquido de 95,4 milhões de euros, cifra 9% inferior aos 105 milhões de euros registrados no mesmo período do ano passado. Na mesma base de comparação, a receita permaneceu estável, somando 1,13 bilhão de euros. A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de 165,7 milhões de euros, recuo de 4% sobre o mesmo período do ano anterior.
A receita no segmento de comunicações móveis foi a maior da companhia, totalizando 586,1 milhões de euros e queda de 2% em relação ao primeiro semestre de 2013. A receita do segmento de pagamento e identificação foi de 536,7 milhões de euros, crescimento de 4% na mesma comparação, enquanto o faturamento proveniente de royalties com patentes foi de 10 milhões de euros, queda de 35% em relação ao mesmo período do ano passado.
"O crescimento acelerado da receita no segmento móvel e os novos contratos que foram assinados no segmento de pagamento e identificação irão gerar significativos ganhos futuros. A expansão da tecnologia EMV, o crescimento no setor de governo, alimentado por novos contratos, o lançamento de serviços móveis sem contato e a expansão no setor de identidade e acesso sustentam nossas expectativas de aceleração do crescimento de receita durante a segunda metade do ano", disse Olivier Piou, CEO da Gemalto, que estima encerrar o ano com aumento de dois dígitos nos lucros.