A SulAmérica pretende iniciar um novo ciclo de expansão, que prevê a realização de um grande número de projetos até o fim deste ano. E para garantir que o volume de sistemas permaneça no ar após a implementação desses projetos, a seguradora reestruturou sua governança de TI, que envolve um conjunto de competências e habilidades estratégicas, responsável pelo planejamento, controle e monitoramento de todos os processos tecnológicos da organização. O investimento parcial da companhia nessa área, desde o início do ano passado, foi de R$ 13 milhões.
Para atingir os objetivos estabelecidos, a SulAmérica reforçou a equipe de TI e criou departamento designado exclusivamente à entrega de novos projetos. Há também dentro da companhia um escritório de gestão bastante atuante na administração do portfólio de produtos e serviços, e que definiu nova metodologia para atender às necessidades de gerenciamento, padronização, indicadores, formatação e profissionais que devem ser requisitados para a iniciação de cada projeto.
A SulAmérica também aprimorou a infraestrutura responsável por manter funcionando os sistemas gerais, como os portais de internet, a emissão de apólices e o pagamento de sinistros. Para otimizar e organizar todos esses processos, a equipe de TI agora utiliza ferramenta de gerenciamento do ciclo de vida de desenvolvimento das aplicações, conhecida em inglês pela sigla ALM. Essa plataforma automatiza a coleta das necessidades do negócio para a origem de novo sistema e também dá suporte à produção e implantação do plano.
Como efeitos dessa reformulação, a companhia já consegue identificar ganhos obtidos desde que a nova governança de TI foi definida e passou a ser executada, há cerca de um ano e meio. "Já percebemos que o percentual de projetos entregues no prazo, dentro do custo de planejamento e sem comprometer a qualidade de produtos ou serviços, aumentou bastante de um ano para cá", diz o diretor de tecnologia da informação, Cristiano Barbieri.
Outro benefício apontado por ele foi a maior integração das operações da área, que fez com que colaboradores da SulAmérica e fornecedores da companhia pudessem trabalhar de forma simétrica. Barbieri acrescenta que, além do ALM, a seguradora também utiliza o CA Clarity para com gestão de portfólio e gestão de projetos.
A SulAmérica é uma das maiores seguradoras do país. No primeiro semestre deste ano, a companhia registrou receita de R$ 8,2 bilhões e lucro de R$ 134,3 milhões. Fundada em 1895, ela atua em várias linhas de seguros, como saúde e odontológico, de automóvel, além de previdência privada, investimentos e capitalização, e tem mais de 7 milhões de clientes.