O varejo na ponta da transformação digital

0

Um dos setores mais impactados pela pandemia, o varejo tem tudo para emergir deste período que passou por grandes transformações. Da queda nas vendas à adoção de modelos digitais, o caminho tem sido percorrido com uma velocidade tremenda.

Agravado pela pandemia, o cenário de crise já se desenhava em 2019, quando o comércio varejista brasileiro fechou o ano com um crescimento de 1,8% nas vendas. Era o terceiro ano seguido de alta, mas ainda insuficiente para recuperar as quedas de 2015 (-4,5%) e 2016 (-6,2%). Ao mesmo tempo, as operações online continuavam a crescer.

Veio a pandemia e, com ela, uma série de barreiras que separavam as lojas físicas e virtuais ficaram pelo caminho. Ainda há muitas incertezas sobre o que será o pós-pandemia, mas é certo que o varejo, assim como o consumidor, não é mais o mesmo. Com a pandemia, consolidaram-se uma série de hábitos digitais e os smartphones despontam como o principal ponto de acesso à internet.

Não é por acaso que, em março de 2021, a Anatel apontava que o Brasil possuía 241 milhões de celulares ativos, o que representa 113 celulares para cada 100 habitantes, sem contar computadores, notebooks e tablets. Basta olhar estes números para entender como o varejo precisará se comportar por esse mundo digital. Além de usar a tecnologia para ganhar eficiência operacional, agora será necessário utilizá-la para lidar com um consumidor que demanda informação e atendimento rápidos, personalização, novos serviços e uma excelente experiência de compra.

É aqui que entra a transformação digital. Na prática, estamos falando do processo pelo qual um setor econômico ou uma organização muda seu mindset, seu modelo de negócios e seus processos para obedecer a uma lógica digital mais conectada, automatizada e multicanal. No caso do varejo, isso significa colocar o consumidor no centro do negócio, o que demandará uma empresa mais conectada, com processos mais ágeis e serviços inovadores.

E as mudanças já estão em curso. Em 2019, a Isobar divulgou o primeiro Índice de Maturidade Digital (IMD) Brasil, que avalia se as marcas estão conseguindo atender ao mindset digital dos consumidores. O índice analisou 284 empresas com faturamento de mais de R? 1 bilhão dos setores de varejo, bens de consumo, saúde e educação, apontando que a maior parte das marcas ainda tem maturidade digital básica (48,6%) e madura (32,4%). Apenas 3,8% são consideradas experts digitais – todas elas do segmento de varejo.

O estudo Digital Strengths, da mesma Isobar, mostra que 47% das marcas do varejo se enquadram como aptas a atender esse mindset digital. Nos setores de Bens de Consumo Não-Duráveis, Educação e Saúde, o número de aptas não ultrapassa 19%.

O que estamos assistindo vai além da tecnologia, trata-se de uma transformação cultural que envolve mudar cadeias de suprimentos, modelos de negócios, formato de entrega, experiências e até a alma da marca para seguir adiante no mercado. O que o setor está descobrindo – e há grandes exemplos disso no mercado – que é preciso entender a mente de seu público. Dialogar com ele para depois fazer suas apostas com certa parcimônia e/ou mais eficácia.

É importante acompanhar tendências e compreender as potencialidades da tecnologia. Mas é bom lembrar que além de uma boa tecnologia, é fundamental contar com pessoas, colaboradores e parceiros que compreendam que a transformação digital começa e termina no consumidor. Pense nisso!

Marcos Azevedo, executivo de Customer Produts & Retail da Solutis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.