Anatel aprova consulta pública sobre complementos ao Regulamento Geral de Satélites

0

O Conselho Diretor aprovou, nesta quinta-feira, 1, a submissão à Consulta Pública de Ato do Conselho Diretor que traz complementos ao Regulamento Geral para Exploração de Satélite (RGSat), aprovado pela Resolução nº 748, de 22 de outubro de 2021. A Consulta Pública terá duração de 45 dias.

A Agência receberá sugestões quanto aos compromissos para a conferência de Direito de Exploração de Satélite, tais como requisitos mínimos de capacidade e cobertura sobre o território brasileiro, bem como sobre hipóteses em que se requer consulta pública para a exploração de satélites estrangeiros no Brasil.

Essa complementação já estava prevista no art. 17 do Regulamento. O artigo dispõe que a Agência poderá estabelecer, em Ato do Conselho Diretor, que deverá ser precedido de Consulta Pública, compromissos para a conferência de Direito de Exploração de Satélite, tais como requisitos mínimos de capacidade e cobertura sobre o território brasileiro, levando em consideração o interesse público quanto ao uso dos recursos de espectro e órbita. Além disso, o Ato poderá prever hipóteses em que deverá ser realizada consulta pública para avaliar a existência de interesse público em requerimentos de direito de exploração de satélites estrangeiros.

Além de estabelecer obrigações de caráter geral, o Ato trata, em particular, dos sistemas de satélite não-geoestacionários. Para tais sistemas, a Superintendência Outorga e Recursos à Prestação poderá realizar Consulta Pública, em especial para subsidiar as decisões da Agência quanto ao estabelecimento de restrições, limites ou condições, visando propiciar ampla e justa competição e impedir a concentração econômica no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.