Empresas de ponta já estão usando automação para criação de modelos em produção e trazer Inteligência Artificial e Machine Learning para as linhas de frente de ações, para melhor tomada de decisão por assistentes virtuais e atendimento ao cliente. No 3º painel da 5ª edição do RPA – Robotic Summit, os painelistas ressaltaram ainda a importância da IA para trazer melhor ambiente e novas oportunidades de trabalho.
De acordo com Danilo Patês, Solutions Consultant da Laiye , "o uso do RPA nos negócios vem atender um aspecto essencial que é eliminar os trabalhos repetitivos e deixar as pessoas para os trabalhos mais analíticos dentro das empresas", reforçou a ideia . Como disse, geralmente os insights utilizados pelos especialistas para implantação de sistemas de RPA se focam nos aspectos financeiros que são importantes, mas estudos de grandes institutos e empresas globais justificam seu emprego de uma maneira mais humana. "Alguns estudos indicam que há hoje um acúmulo de horas extras nas empresas e que há uma presença grande de burnout entre os colaboradores indicando que muitas tarefas poderiam ser substituídas por processos automatizados", exemplificou o executivo a Laiye.
Para ele, os dados do mercado mundial são alarmantes quanto ao turnover nas empresas, além do índice de produtividade que leva de 6 a 7 meses sendo que muitas indicam dificuldades em reter esses colaboradores e acreditam que processos já automatizados representam oportunidades para superar encargos futuro no trabalho. "Os benefícios apontam que são as pessoas e seu bem estar o principal foco de atenção no futuro do trabalho. A automação vem para aliviar o humano nas tarefas. Nesta fase de disrupção, na era da informação, não é mais o padrão de vida que importa mas na nova Era Revolução Social , o principal é trabalhar para ter qualidade de vida", disse o executivo.
Para ele , são diversas as capacidades que a IA aporta nos softwares e nos processos, desde entender contextos semânticos nas interações até a possibilidade de ter assistentes personalizados mas num futuro não tão distante a possibilidade de termos assistente autônomos que não apenas informam os clientes mas executarão tarefas de forma independente apenas como um pequeno exemplo do que no futuro se poderá realizar por meio da tecnologia.
Eduardo Tavares dos Santos, Diretor de Transformação Digital da RVC apresentou sua visão como cliente e usuário na área tributária e fiscal da companhia . Como disse, o RPA trouxe vários benefícios especialmente com o uso de Inteligência Artificial. Segundo o diretor da RVC, a inteligência artificial permitiu extrair todas as informações de cada documento que entra na empresa, seja em PDF, documento físico ou qualquer outro formato.
"Juntamente com outros sistemas a alocação de despesas ocorreu de forma automática nas contas contábeis corretas. Com isso, houve um ganho de tempo para focar nas tarefas que geram mais valor para o negócio", evidenciou.
Para o executivo muitos benefícios se tornaram evidentes com a entrada em uso da automação como a redução de custos, aumento de desempenho, eliminação de erros, escalabilidade, visibilidade e a eficiência no gerenciamento de operações e processos de negócios, permitindo uma análise e melhoria contínua e execução de processos.